//SALETE SILVA// Garra de crianças e jovens vence risco de insolação no desfile da cidade



Desde o final do mês de agosto os sites de meteorologia previam um setembro com temperaturas mínimas de 30ºC e a máxima batendo nos 40 ºC em todo o país, incluindo Serra Negra. Pelo menos dez dias antes já havia informação de que o desfile comemorativo do 195º aniversário da cidade seria sob o sol escaldante.

Algumas escolas do município tomaram algumas providências, como cancelar a apresentação das crianças menores para evitar o cansaço e em especial os riscos de insolação. Mas nem todas as instituições de ensino, entre as quais as municipais e estaduais, poderiam tomar decisões isoladas ou simplesmente cancelar a apresentação.

As crianças das primeiras escolas a se apresentar já estavam a postos por volta das 8 horas da manhã do sábado, 23 de setembro. Às 9 horas, os alunos das últimas escolas agendadas para desfilar na Rua 7 de Setembro, o que deveria ocorrer por volta das 10 horas, como previsto pelos organizadores do evento, também já estavam na concentração.

Para chegar no horário marcado, no entanto, os pais tiveram de fazer malabarismo no trânsito atravancado pelos carros da frota oficial que a prefeitura decidiu exibir na abertura do desfile, como ambulâncias, caminhões e até ônibus da empresa concessionária de transporte urbano, a Fênix. 

O desfile atrasou cerca de uma hora e só teve início às 9h30 quando parte das crianças já estava exausta. Muitas passaram mal, a maioria aguentou firme. O atraso e as temperaturas acima dos 33 graus não foram empecilhos para crianças e adolescentes cumprirem suas tarefas.

Ao contrário, apesar das condições, as apresentações foram impecáveis e sob a sombra do palanque oficial as autoridades aplaudiram e receberam as homenagens dos pequenos guerreiros. Pais e mestres evitaram manifestar suas queixas e contrariedade até para não ofuscar a bela festa. Usaram as redes sociais para isso.

“Mais uma vez a prefeitura de Serra Negra se superou, fez as crianças chegarem às 8 horas da manhã informando que o desfile começaria às 8h30. Pois o desfile começou por volta das 9h30”, afirmou um pai.

Além dos riscos para a saúde das crianças, o pai criticou a exposição dos carros oficiais. “Detalhe, ao invés das crianças desfilarem primeiro tendo em vista o calor exorbitante e o risco de desidratação, os veículos oficiais de segurança pública, os ônibus da Fênix e os caminhões da prefeitura desfilaram primeiro”, queixou-se.

Pais usaram a página do Facebook do Viva! Serra Negra para se manifestarem: “Foi maravilhoso, mas infelizmente várias crianças passaram mal durante o desfile, acho que se o ano que vem não mudarem o horário nem uma mãe mais vai deixar os filhos desfilarem. Deveria ter colocado uma tenda na frente do palanque! Todos sabiam do calor que ia fazer neste sábado”, desabafou uma leitora.

Pais e professores avaliaram que diante das condições climáticas, os organizadores deveriam ter alterado a agenda de comemorações e transferido o desfile para o final da tarde. Até mesmo lojistas avaliaram ao Viva! Serra Negra que seria interessante também para o comércio se o desfile fosse transferido para às 17 horas.

O planejamento e remanejamento na agenda com base nas informações meteorológicas de mais de 15 dias antes e a consulta aos professores e diretores poderiam ter evitado os transtornos.

-----------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra



 

Comentários