//Ó Velha Negra// O Caminho da Estrela



Lucas Campos Patrício


Meus pesares, a tecnologia acabou com nossos velhos hábitos. Bons tempos aqueles em que víamos a Seleção Brasileira no campão. Oh, a Seleção Brasileira visitou a cidade antes da Copa de 1962! O Pelé pisou aqui. Outros times também, muitos famosos se hospedaram no Rovi Plaza, subindo o Cristo! Ali do lado tem um prédio que vai virar Escola de Turismo pros filhos. Jornal e governo eficiente. Qual o prefeito de 1962 de Serra Negra? A Seleção Brasileira nunca mais veio e eles ficam oferecendo Fontana. E moeda. E mesmo que eu ganhe muito dinheiro aqui na Praça e na Coronel com meu comércio é dinheiro jogado pingado. A Seleção Brasileira NUNCA MAIS olhou pra gente. Ótimo trabalho! 

Convido você, caro dono de lona, comerciante, pai de família tradicional. Vendedor de roupa. Produtor de tecido. A pensar comigo...

1 2 3 

Estou com olho

fo

ca

do.

Eu quero Turismo Regenerativo...

O que eu proponho é mais do Brasil na gente. Velhas tradições. Regenerando a juventude. Isso tem um nome.

Bingo!!!!!

Em primeiro lugar cabe dizer que é meu papel como comerciante lutar pela família e seus interesses. De mais ninguém. 

Em 2º lugar, se já nasci pelado por quê vou correr atrás do que é do outro?

Terceiro: Amo o Palmeiras. Adoro o Corinthians. O Santos. Menos o São Paulo...

É time de ve reador.

Eu sento no Zaga e vejo meu jogo. Meu time no Campeonato Brasileiro. À noite tomo umas e jogo fut no society. Faço uma acad.

Cafézin de manhã ca muié. TV à tarde. Isso me faz sentir em casa! No lugar que eu nasci, vivi e vou morrer. É isso aqui!

Eu já fiz muito pela cidade.

Meus filhos não vão passar necessidade e eu penso.

Se eles precisam de turismo, compensa.

Eles ganharem dinheiro.

Com a imprensa.

Sem ofensa.

Turismo regenerativo?

Ficam ricos, risada, mansão, carrão, luxo luxo luxo!

Pra todos nossos filhos!

De forma espontânea e natural, o Turismo Regenerativo respeita a cultura e o ambiente local. E nossos filhos pensam juntos em como eles querem meu comércio. E as vendas. Eles escolhem o progresso. Não os políticos.

Isso é respeito e progresso meu véio.

O

meio abiente!

Porque eu acho calúnia e desrespeito a nós o preço do Café Boteco. 10% da gente vai lá, 90% turistas. 

Quem trabalha lá é filha do Seu Neto e ganha 2 salários masomenos. Soma todos filho e todos cafê por mês dá 3 Hilux.

Adivinha quem dirige?

É por isso e outras que o pró é feito destrutivo.

Desputar. Déspostismo. Déposito. Deposito. Desposito. 

Eu sou estudado em São Paulo. Mas eu não sou fardado. Quero confessar pro padre. Eu sou:

Pecado.

"Viagens regenerativas vão além de roteiros sustentáveis, nos quais os viajantes e as empresas envolvidas não prejudicam o planeta ou compensam os danos causados (através de programas de neutralização de carbono, por exemplo). Fica cada vez mais claro que isso é pouco. No turismo regenerativo o envolvimento social, econômico e cultural de toda a rede de viagem é maior e mais ético. O oposto do overtourism. O impacto positivo pode acontecer de diversas maneiras, como melhorar as condições econômicas da comunidade local ou recuperar um ecossistema. Ou seja, tornar um lugar melhor do que ele era antes, e não apenas deixar igual. O conceito de turismo regenerativo é relativamente recente. Já o termo “regenerativo” é usado há mais tempo em outras áreas, como arquitetura, design e agricultura, frequentemente associado à economia circular. No Brasil ainda são poucas as referências a viagens regenerativas ou turismo regenerativo. Mas em 2020 a regenerative travel começou a ser discutida mais constantemente por publicações estrangeiras especializadas em viagens ou não, como o New York Times. Uma reportagem publicada em agosto no jornal americano chamou a atenção para o tema com o título “Move over, sustainable travel. Regenerative travel has arrived”. O texto aponta vários caminhos para ações regenerativas seguidos por organizações sem fins lucrativos, associações de operadores de viagem, escritórios de promoção turística de lugares tão diferentes quanto Nova Zelândia e Bélgica e hotéis." 

Fonte: Sebrae. Disponível em: https://ecoturismo.sebrae.com.br/noticias/15-de-predador-a-construtor-e-a-vez-do-turismo-regenerativo#:~:text=No%20turismo%20regenerativo%20o%20envolvimento,local%20ou%20recuperar%20um%20ecossistema.

----------------------------------------------

Lucas Campos Patrício é arquiteto urbanista e empreendedor.

Contato: lucascampospatricio@gmail.com

(47) 988935377



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.