//NOTAS SERRANAS// Ônibus de graça na cidade. Mas só nos dias 22 e 23 de setembro

   



Ônibus grátis


O prefeito Elmir Chedid enviou à Câmara Municipal projeto de lei, que deve ser aprovado na sessão de segunda-feira, 11 de setembro, "concedendo o benefício de gratuidade no transporte coletivo de passageiros, nos dias 22 e 23 de setembro de 2023, nos seguintes horários: I. dia 22 de setembro de 2023 – das 16h00 às 22h30; e II. dia 23 de setembro de 2023 – das 6h00 às 22h30". Na justificativa do projeto, o prefeito afirma que "com a concessão do benefício ora pretendida, ofereceremos aos munícipes de Serra Negra, principalmente os de baixa renda, a possibilidade de participarem das festividades em comemoração do aniversário da cidade". No dia 22 está programado um show do cantor sertanejo Michel Teló, no estacionamento do Centro de Convenções, a partir das 20 horas. 

Correria


O projeto de lei que institui a gratuidade no transporte público nos dias 22 e 23 de setembro não informa, porém, se os ônibus farão percurso especial até o Centro de Convenções. Se não, quem for assistir ao show de Michel Teló terá apenas alguns minutos para ir até a Estação Rodoviária para embarcar nos coletivos a fim de voltar para casa. A apresentação do cantor sertanejo deve durar cerca de uma hora e meia. No Brasil, horários de espetáculos gratuitos não costumam ser respeitados. Se o show começar com atraso de meia hora, deverá terminar por volta das 22 horas. 

Situação de risco


Faltam vagas no município para atender crianças no contraturno escolar. Os pais que precisam trabalhar não têm onde deixar os filhos no período em que não estão na escola. O Instituto Nuvem, única instituição filantrópica que acolhe crianças no contraturno, não consegue ampliar o número de alunos atendidos. Dezenas de crianças estariam na fila de espera por uma vaga. Nem mesmo as que se encontram em situação de risco e são acompanhadas pelo Conselho Tutelar conseguem uma vaga na instituição.

Espera na rua


Os vereadores Roberto de Almeida e Viviani Carraro apontaram durante a sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, 4 de setembro, outro problema referente ao atendimento de contraturno escolar no município. Alunos do contraturno da Escola “Maestro Fioravante Lugli”, conhecida como CTP, a única da rede de ensino municipal que oferece contraturno escolar, saem às 11h30 e não têm onde ficar enquanto esperam até às 13 horas a abertura dos portões da Escola Estadual Professora Maria do Carmo de Godoy Ramos. São crianças pequenas, de sete a nove anos, do segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental I, que permanecem nas ruas em um local próximo a avenidas movimentadas, como a Avenida Juca Preto. Os vereadores pedem para que o CTP estenda o horário do contraturno para pelo menos até às 12h30.

À espera de creches


Faltam também creches para atender as crianças com menos de cinco anos. O Viva! Serra Negra recebeu uma reclamação de uma moradora do Bairro das Tabaranas que explicou que não consegue trabalhar nem estudar devido à falta de creche para a filha de três anos. A moradora disse que não pode aceitar uma vaga de emprego antes de a menina ser admitida em uma das creches da cidade e que enfrenta dificuldades também para levar a criança à Escola Municipal Durval Chagas, no Campo do Sete, onde já esteve matriculada, devido à dificuldade de transporte entre o Bairro das Tabaranas e o centro da cidade. Os veículos escolares municipais não transportam crianças com menos de cinco anos. Ela questiona a prefeitura sobre as razões desse impedimento, uma vez que  administrações anteriores ofereceram o transporte para as crianças menores.  

Lago do Gurupiá


O gerente da agência da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp) de Serra Negra, Gilberto Tamelini, confirmou a retirada de um dos animais mortos no Lago do Gurupiá. O outro, um cão, também encontrado morto no local esta semana, ainda não era de conhecimento da Sabesp até a quarta-feira, 6 de setembro. Na quinta-feira, 7 de setembro, o corpo do animal permanecia no canal do lago em estado de putrefação, exalando odor insuportável aos moradores das imediações. A água do lago corre até a Represa Dr. Jovino Silveira e abastece o município.  

Saneamento Básico


A assessoria de imprensa da Sabesp confirmou ao Viva! Serra Negra a informação de que a distribuição de água no município chega a 98% da população. A coleta de esgoto a 93% dos munícipes, dos quais 100% recebem tratamento.

Colônia de pombos


Moradores das proximidades do Ribeirão Serra Negra, na Rua Monsenhor Manzini, Estância Suíça, reclamam da proliferação de pombos no local. A Vigilância Sanitária já foi acionada, mas nenhuma providência teria sido tomada. Nas últimas semanas, foi registrado no município um óbito por criptococose, doença infecciosa adquirida por aspiração dos fungos Cryptococccus neoformans e Cryptococcus gattii, que podem ser encontrados nas fezes de pombos, mas que, segundo técnicos da prefeitura, não estaria associada com a proliferação de pombos nas ruas da cidade. A Vigilância Sanitária é área de responsabilidade da Secretaria de Saúde.

Idosos


O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem nova diretoria, com mandato até 2025: Maria Aparecida Dallari Guirelli (Pici), presidente; Viviane Baldini Catezani, vice-presidente; Daniele Brandini Pachioni Siloto, secretária; e Deborah Aguilar Molina Abi Chedid, tesoureira. O conselho também nomeou os integrantes de suas três comissões: Deborah Aguilar Molina Abi Chedid, Viviane Baldini Catezani e Luciano Cunha (Acompanhamento do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa); Daniele Brandini Pachioni Siloto, Marcio de Moraes Ortiz e Bernhard Griesinger (Inscrições e Acompanhamento de Entidades Focadas na Pessoa Idosa); e Wilma Ribeiro de Oliveira, Maria das Graças P. da Cunha Moreira e Letícia Steffany Vieira da Silva (Eventos e Comunicação).

Posto insalubre


As más condições em que se encontra a Unidade de Saúde do Bairro dos Leais foram objeto de vários pedidos dos vereadores Wagner Del Buono e Beraldo Cattini à prefeitura. Segundo eles, o local está sujo, falta água nos banheiros, faltam bebedouros e é preciso trocar as portas dos sanitários. Além disso alertam que o posto de saúde necessita de mais médicos, um dentista e até de telefone. 

Cultura sem dados


A vereadora Anna Beatriz Scachetti fez indicação ao prefeito Elmir Chedid para que determine a inclusão periódica de dados atualizados de Serra Negra no Sistema Nacional de Cultura. Segundo ela, várias informações sobre o município não foram enviadas pelo Executivo ao órgão.

Festas ignoradas


Anna Beatriz Scachetti também fez dois requerimentos para que a prefeitura explique os motivos de não ter realizado em agosto eventos "Primavera dos Museus" e "Feira do Livro", que constam do Calendário Oficial de Eventos do município.



Comentários