//FERNANDO PESCIOTTA// Carne mais barata



O filé-mignon é a carne com maior redução de preço neste ano, com queda de 16,95%, indica o IBGE. A picanha, cujo consumo foi prometido na campanha eleitoral pelo presidente Lula, ficou 9,14% mais barata.

No geral, as carnes tiveram recuo médio de 9,65% no acumulado até o final de agosto. Só no mês passado, a queda foi de 1,9%.

 A alimentação no domicílio é um dos principais itens a empurrar a inflação para baixo. Outro é o preço do setor de serviços, que tem tido forte recuo nos últimos dois meses.

Essa variação tem deixado os economistas do setor financeiro confusos. Tradicionalmente contrários às políticas econômicas do PT ou quaisquer outras que desviem levemente do liberalismo ortodoxo, esses caras não estão conseguindo explicar como a economia tem crescido acima do esperado com a inflação caindo mais do que previam.

Não podem dar o braço a torcer e indicam que preferem ver mais dados da inflação para confirmar que o País suporta uma queda dos juros, em decisão a ser tomada na semana que vem, mais forte do que o projetado por eles. As chances ainda são pequenas, mas existem.

Sem licitação – Tarcísio de Freitas fez mais uma compra sem licitação. Agora, contratou por R$ 30,8 milhões uma plataforma de educação para videoaulas e jogos digitais.

A Secretaria de Educação não consegue informar os aspectos técnicos da contratada, a Alura, para a dispensa de licitação.

-----------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com

c

Comentários