//CULTURA// Prêmio Vladimir Kapor destacou emoção de estudantes pela povo e cidade onde vivem

 

A professora Svetlana Kardash Salvador, que integrou
Comissão Julgadora, destaca, para o público que superlotou a
Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari, a
importância do Prêmio Vladimir Kapor de Cidadania 2023

O tema “As Riquezas de Serra Negra” da segunda edição do Prêmio Vladimir Kapor de Cidadania, promovido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari, com apoio do Viva! Serra Negra, despertou não só o interesse pelos pontos turísticos, paisagens e a natureza do município como também sentimentos e emoções dos alunos pelo povo e a cidade onde vivem. Essa é a percepção de professores de escolas públicas e privadas que orientaram os estudantes no desenvolvimento das redações.

“Participar deste projeto foi maravilhoso. Todos os textos produzidos colocaram em evidência os pontos turísticos, as tradições, as festas e também as relações socioemocionais e o comportamento do povo de Serra Negra, disse Mariana Avona dos Santos, escritora e professora de português do Colégio Libere Vivere.

As redações revelam que para os estudantes as riquezas da cidade vão além do turismo e da economia que giram em torno dele. Os alunos valorizam as relações interpessoais, a convivência em sociedade, a história e suas raízes. “Esse tema promoveu o resgate emocional”, avalia a professora.

Ao descrever as riquezas de Serra Negra, os estudantes expressaram, na avaliação de Mariana, o sentimento que nutrem pela cidade e o que pensam a respeito da cultura, história, clima e geografia do município.

“O Prêmio Vladmir Kapor é uma inovação em Serra Negra, quanto mais regional o concurso melhor porque os alunos sabem do que estão falando e se sentem à vontade”, observou Vitor Marmirolli, professor de português da Escola Estadual Jovino Silveira. 

Nascido em Águas de Lindoia, o professor foi apresentado pelos alunos aos pontos turísticos que desconhecia, entre os quais a Rota do Café. "Aprendi muito com eles", disse. 

Mas nem todos os alunos conheciam as atrações turísticas da cidade, explica Gustavo Ruiz, também professor de português da Escola Estadual Jovino Silveira. Alguns deles não conheciam a maior parte desses locais. O professor teve de retomar o conteúdo da matéria e realizar uma pesquisa. Os alunos ficaram tão entusiasmados que aproveitaram para conhecer os pontos turísticos com a família. “Muitos saíram em passeio com os pais pela cidade”, relata.

A entrega da premiação aos dezoito vencedores da segunda edição do Prêmio Vladimir Kapor de Cidadania 2023 foi realizada na sexta-feira, 15 de setembro, na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari. Participaram do concurso alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas Profa. Nair de Almeida, Profa. Amélia Massaro, Franca Franchi, Dr. Jovino Silveira, Profa. Maria do Carmo Godoy Ramos, Libere Vivere e Colégio Reino.

Vencedores

Alice de Jesus Fagundes (Ensino Fundamental 1), Carolina Siloto de G. Riccieri (Ensino Fundamental 2) e Carlos Henrique Santos Godoi (Ensino Médio) foram os vencedores do Prêmio Vladimir Kapor de Cidadania 2023. 

Em segundo lugar ficaram Jade Yasmin Felippi (Ensino Fundamental 1), Mariana Farias (Ensino Fundamental 2) e Yasmim Godoy de Oliveira (Ensino Médio). 

Os 3ºs colocados  foram Matheus de Paula Santos (Ensino Fundamental 1), Maria Eduarda de Araújo Bastos(Ensino Fundamental 2) e Vitória Escoton Machado (Ensino Médio). 

Receberam certificados de Menção Honrosa os estudantes Arthur de Matos Martins, Anne Sophia Jesus de Almeida, Gabriel Stribl Viude Pereira, Lorena Favero da Silva, Ana Carolina Menezes Junqueira, Laís Padavini Marchi, João Fernando de Oliveira Anastácio, Matheus de Oliveira Prandi e Jefferson Bueno Rodrigues.

Os alunos foram premiados com smartphones, caixas de som portáteis e fones de ouvido, entregues aos primeiros, segundos e terceiros colocados de cada ciclo de ensino. Os prêmios foram oferecidos pelo Diretório Municipal do PT de Serra Negra.

Veja abaixo os alunos recebendo seus prêmios de Stela Maris Dallari (comissão julgadora), Svetlana Kardash Salvador (comissão julgadora) e Maria Aparecida Dallari Guirelli (comissão organizadora):




















Comentários