//SALETE SILVA// Atitudes simples, sem custo e eficientes



Depois de longas e caóticas férias para o trânsito da cidade, este foi o primeiro fim de semana com alguma trégua em especial para os pedestres, ciclistas, corredores e também motoristas. 

Contribuíram para desafogar o trânsito duas medidas simples. Uma delas foi a destinação de um terreno na Avenida Juca Preto para o estacionamento de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo após o desembarque de passageiros em uma área exclusiva na Praça Sesquicentenário.

A outra medida foi a transferência da feira livre que ocorria todos os sábados pela manhã na Avenida 23 de Setembro para o espaço de convivência localizado atrás da rodoviária na Praça Sesquicentenário. 

Essas medidas já vinham sendo anunciadas desde o início de julho pelo diretor de Turismo Juliano Belini, mas só foram executadas pela prefeitura no último fim de semana de férias, quando ainda alguns ônibus permaneceram estacionados na Praça Sesquicentenário (foto)


O assunto poderia ter sido discutido mais amplamente com a população. O serrano Marco Duda, proprietário da Expresso Duda Rodoviário, me enviou algumas sugestões que poderiam contribuir para o debate sobre o trânsito em Serra Negra. 

Duda sugere a criação de um serviço de city tour para embarque e desembarque no centro e ainda a suspensão dos serviços de carga e descarga nos domingos e feriados. “Já não tiro os caminhões da garagem há anos em final de semana para não atrapalhar”, afirmou.   

As duas únicas medidas efetivas adotadas pela prefeitura para aliviar o trânsito amenizaram o problema, mas não resolveram. O fim das férias e o menor fluxo de turismo também contribuíram para fluir melhor o trânsito no primeiro fim de semana de agosto.

O problema só será resolvido efetivamente a médio e longo prazo e ainda assim se a Câmara Municipal que começa a discutir em audiência pública, na quarta-feira, 9 de agosto, às 19 horas, o projeto de lei que renova o Plano Diretor, também priorizar nos próximos meses a discussão e votação do projeto de lei que cria um Plano de Mobilidade Urbana.

----------------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra

   


Comentários