- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
O governo vai anunciar na quinta-feira um pacote de medidas que tem por objetivo elevar a receita e, assim, assegurar que poderá zerar o déficit primário em 2024.
O pacote envolve quatro projetos de lei e duas medidas provisórias, e todas as medidas precisarão ser aprovadas pelo Congresso ainda neste ano, o que impõe a necessidade de consolidação da base governista.
Por isso, também é aguardado para esta semana o desfecho da novela da entrada de partidos de centro na Esplanada dos Ministérios, com o desembarque do presidente Lula após a viagem à África.
A proposta mais avançada e de maior relevância para a estratégia do ministro Fernando Haddad é do Carf, que pode ser aprovada nesta semana. Aguardado desde o primeiro semestre, quando surgiram denúncias de manipulação de resultados, o projeto das apostas esportivas deve caminhar para votação na semana que vem.
Lideranças políticas mais alinhadas com o grande capital têm colocado dificuldades à MP dos fundos exclusivos, aqueles criados para a altíssima renda, e do PL das offshore, de recursos aplicados no exterior. Ou seja, representantes do povo vendem dificuldades para taxar os muito ricos.
Até agora o governo Lula tem conseguido resultados satisfatórios no Congresso, mas avançar na pauta econômica ,essencial para o sucesso de sua gestão, será um passo à frente e vai exigir um novo acordo político com partidos de centro.
--------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.