//ARTE// Festival Amparo em Foco recebe inscrições até 20 de setembro

Inscrições para o Varal Fotográfico vão até o dia 17 de setembro (Foto: Andreia Pereira)

 

O Festival Amparo em Foco, um dos mais importantes eventos da fotografia no interior paulista, recebe inscrições para as convocatórias das exposições coletivas “Labirinto Feminino” e “Retratos – Dos processos fotográficos históricos, alternativos à inteligência artificial”, além do Varal Fotográfico. A participação é gratuita e aberta para fotógrafos brasileiros e estrangeiros, profissionais ou amadores, que morem no país ou no exterior.

As inscrições das convocatórias devem ser feitas exclusivamente no site www.amparoemfoco.com.br até o dia 20 de setembro. O site também disponibiliza o regulamento completo. Os trabalhos selecionados pela curadoria do festival farão parte das mostras, consideradas duas das principais atrações da programação oficial do evento.

O Festival Amparo em Foco será realizado entre 5 e 8 de outubro, de quinta-feira a domingo, em Amparo. As duas exposições contarão com audiodescrição das imagens através de QR Code.

De acordo com a organização, para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter 18 anos ou mais, além de serem os únicos responsáveis pela qualidade visual, conteúdo dos arquivos e das informações fornecidas ao formulário.

O Festival Amparo em Foco traz em  2023 o protagonismo feminino na fotografia brasileira, e a convocatória “Labirinto Feminino” é destinada exclusivamente para mulheres fotógrafas e artistas visuais. Já a exposição “Retratos – Dos processos fotográficos históricos, alternativos à inteligência artificial” é aberta a todos os públicos.

Temática

A expressão estética (técnica e conceitual) da fotografia pode colaborar na hora de chamar a atenção para questões como a democratização da produção de imagens e o papel da mulher na história da fotografia.

No contato com a imagem, o espectador é conduzido a novas linguagens, inclusive à dimensão política dos fenômenos representados. As fotografias informam, representam, surpreendem e transmitem um significado, fascinando e convidando o sujeito a senti-las, percebê-las, julgá-las e interpretá-las.

As exposições

A exposição “Labirinto Feminino” tem como meta selecionar fotógrafas e artistas visuais com objetivo de divulgar novos trabalhos femininos e fomentar a produção fotográfica. O material recebido na convocatória passará pelo júri e curadoria de Mônica Maia, editora, curadora, produtora cultural, presidenta da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasi e integrante do Conselho Nacional de Política Cultural.

Para a convocatória “Retratos – Dos processos fotográficos históricos / alternativos à inteligência artificial”, a premissa é contar histórias, expressar emoções e revelar a diversidade de vidas que compõem a sociedade. A imagem tem a capacidade de idealizar o modelo ou conscientizar o público, o retrato fotográfico se adapta a uma ampla gama de formas e usos.

As imagens recebidas passarão pelo júri e curadoria de Antônio Neto (fotógrafo especialista em retratos de diversos formatos), Renan Nakano (produtor cultural, artista visual e especialista em processos fotográficos históricos) e Willian Kass (arquiteto e artista visual com ênfase em inteligência artificial).

Varal Fotográfico

O Varal Fotográfico, um dos diferenciais da programação do Festival Amparo em Foco, também está com inscrições abertas. O interessado deve enviar até duas fotografias pelo e-mail varalamparoemfoco@gmail.com, com nome completo e título para cada imagem até o dia 17 de setembro. A participação é gratuita e o tema pode ser definido pelo próprio autor.

A exposição coletiva é destaque do festival desde a primeira edição em 2016. É considerada a mais popular e democrática do evento, já que é aberta para pessoas apaixonadas pela fotografia, profissionais e amadores de todas as idades. O Varal Fotográfico fica exposto durante toda a programação do Amparo em Foco, de 5 a 8 de outubro, na praça Pádua Salles, no centro de Amparo. Não há limite de participantes.

O projeto Amparo em Foco 2023 é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do governo federal, por meio do Ministério da Cultura, tem como patrocinadora oficial a empresa Rousselot Gelatinas do Brasil, é produzido pela Mogiana Produções Culturais e conta com apoio da Prefeitura de Amparo.



Comentários