//CIDADE// Secretário de Desenvolvimento Econômico visita Serra Negra e empresários falam em unir forças

 A reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento
Econômico, Jorge Luiz Lima: muitos elogios  (Foto: Prefeitura de Serra Negra)

Comerciantes e hoteleiros de Serra Negra dizem que vão tentar mais uma vez unir forças para promover o desenvolvimento da cidade. Essa foi a intenção manifestada nas redes sociais da prefeitura por lojistas e donos de hotéis que participaram de uma reunião, a convite do prefeito Elmir Chedid (União Brasil), com o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luiz Lima, no domingo, 23 de julho.

O evento foi restrito. A prefeitura não informou nem à imprensa que o secretário viria a Serra Negra e que se reuniria com lojistas e hoteleiros. Participaram do encontro apenas convidados do prefeito, além de secretários municipais e o presidente da Câmara Municipal, Wagner Del Buono.

Os depoimentos gravados pelos participantes depois da reunião e publicados nas redes sociais da prefeitura não informam com detalhes os assuntos abordados pelo secretário. Os comerciantes e donos de hotéis preferiram não economizar nos elogios ao prefeito e ao secretário Lima, chamado de “gênio” pelo hoteleiro e ex-vereador Marcos Teseu Testa.

“O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico é um gênio”, afirmou Testa. “Eu nunca tive (sic) em uma palestra com tanta coisa concentrada, tanto valor de informação. Tudo o que o secretário colocou são princípios fundamentais basilares de trabalho, progresso e prosperidade”, acrescentou sem detalhar quais são os princípios citados durante a reunião.

Testa elogiou a administração municipal e demonstrou otimismo em relação ao destino econômico do município. “Quando a gente consegue encontrar uma administração municipal em harmonia tão grande com a administração estadual eu posso quase que prever que Serra Negra vai ter um ciclo virtuoso pela frente”, avaliou.

O hoteleiro André Marinos também se mostrou impressionado com o conhecimento da região pelo secretário. “Estamos prospectando só coisas boas, ele se mostrou um conhecedor da nossa região. Estou muito confiante e fiquei muito contente de poder participar e conhecê-lo”, afirmou. Marinos deu parabéns ao prefeito pela iniciativa. 

O dono de uma farmácia de manipulação, Durval Chagas, disse ter se surpreendido com a capacidade de trabalho do secretário. “O pensamento dele é exatamente aquele que a gente sempre falou, sempre pensou”, disse se referindo aos planos dos donos de empresas de Serra Negra, sem explicar quais seriam.

Chagas fez críticas indiretas ao governo estadual anterior. “Notamos que a secretaria dele tem uma quantidade de dinheiro grande, se gastar certo. Acompanhamos uma gastação de dinheiro sem direcionamento ou faltava dinheiro para todo mundo e não se desenvolvia nada”, destacou.

O comerciante Enzo Marchi aproveitou para elogiar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Importante também saber e ter tido contato com esse secretário, que mostra a capacidade do quadro de secretários do governador Tarcísio e que só vão trazer benefícios para a cidade e para todo o Estado."

Outro ponto em comum nos depoimentos dos lojistas e hoteleiros foi a relevância da união de representantes de todos os segmentos empresariais, tentada em ocasiões anteriores sem sucesso. “Precisamos agora nos organizar, apresentar os projetos e alavancar o turismo de uma forma importante para Serra Negra”, disse Marinos.

Chagas avalia que Serra Negra tem de se inspirar em outros municípios do interior paulista. “Se conseguirmos nos reunir em Serra Negra, como outras cidades do Estado, e colocar uma meta, o dinheiro será alocado no lugar certo com as pessoas certas”, destacou. “Nós temos de fazer a nossa parte, estando presente em uma reunião como esta e participando do dia a dia da cidade”, concordou Marchi.

Sem novidade

O secretário Jorge Lima anunciou no fim do encontro que uma reunião entre os representantes do comércio e dos hotéis de Serra Negra deverá ocorrer na próxima semana. O plano do governo estadual é promover o desenvolvimento do interior do Estado por região.

A estratégia não é diferente do governo anterior, que iniciou em 2019 um projeto de desenvolvimento dos municípios do Circuito das Águas Paulista. O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi retomado naquela ocasião, mas boa parte dos representantes da iniciativa privada abandonou o órgão e não acompanhou mais as reuniões. 

O único representante de entidade empresarial participante da última reunião do Comtur, realizada na semana passada  quarta-feira, 19 de julho, era o presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia), Tiago Jardim, que não foi convidado para o encontro com o secretário.


 

Comentários