//SALETE SILVA// Hospital quer mais médicos para plantões. Mas com que dinheiro?



O novo plano de trabalho proposto pela prefeitura ao Hospital Santa Rosa de Lima prevê a contratação de anestesista, cirurgião e ginecologista para plantões presenciais e à distância de 12 horas cada. O objetivo é realizar cirurgias eletivas no município em vez de encaminhar os pacientes aos hospitais vizinhos, como a Santa Casa Anna Cintra, em Amparo. A adoção do novo plano, no entanto, esbarra no problema crônico da instituição: a falta de recursos.

A prefeitura pretende acrescentar mais cerca de R$ 70 mil aos R$ 700 mil mensais repassados ao hospital. Mas a instituição enfrenta dificuldades para encontrar empresas terceirizadas que ofereçam profissionais nas três especialidades por um custo compatível com esse orçamento.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, informou que as empresas consultadas até agora pela direção do Santa Rosa de Lima apresentaram valores muito superiores aos recursos disponíveis. "A prefeitura está junto, mas tem limites, não posso contratar um determinado preço que não posso nem justificar", argumentou. A expectativa de Minosso é que o hospital consiga uma proposta com um custo mais acessível nos próximos dez dias.

A Secretaria de Saúde decidiu contratar profissionais para plantões presenciais e realizar as cirurgias eletivas no Hospital Santa Rosa de Lima depois que o hospital Anna Cintra anunciou, no mês passado, que não pretendia mais vender esse serviço para o município de Serra Negra.

O secretário ponderou ainda que a realização de cirurgias eletivas no Hospital Santa Rosa de Lima vai  reduzir as despesas com transportes. "A vantagem de operar aqu, é que facilita o transporte. Toda vez que 'opero' um paciente fora, tenho de levar e buscar, no mínimo duas viagens, fora o pós-operatório, que tenho de levar novamente", afirmou.

Se conseguir encontrar uma empresa com custo compatível, o secretário informou que o novo plano de trabalho poderá entrar em vigor em agosto, mês seguinte ao término do atual contrato da prefeitura com a instituição. Minosso também diz que espera concluir as obras de reforma do Pronto-Socorro em até 60 dias.

----------------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra

   


  

Comentários