//CIDADE// O Arraial da Caridade está de volta para ajudar o Lar dos Velhinhos

Lar enfeitado para a sua festa junina: mais de 5 mil pessoas são esperadas neste ano


Um dos mais tradicionais eventos beneficentes de Serra Negra, o Arraial da Caridade, promovido pelo Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis, está de volta, depois de três anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19. A mais concorrida festa junina da cidade começa dia 8 de junho, quinta-feira, e segue até dia 11, domingo, a partir das 19 horas, no próprio Lar dos Velhinhos (Avenida Juca Preto, 651, Vila Dirce), com música, bebidas, comidas típicas, barracas de jogos e brincadeiras para as crianças.

O primeiro Arraial da Caridade foi realizado em 1972. De lá para cá tem sido importante fonte de receita para que o Lar dos Velhinhos possa abrigar da melhor forma possível cerca de cinco dezenas de idosos e ajudar no pagamento do 13º salário de seus funcionários. 

No último arraial, passaram pelo Lar dos Velhinhos, segundo estima a presidenta da entidade, Pici Dallari Guirelli, cerca de 5 mil pessoas. Neste ano, a expectativa é de que o público seja ainda maior. "Muita gente vem me perguntando sobre a festa", diz Pici, que há meses vem preparando, sozinha, um dos carros-chefes do evento, o capelete que será vendido "in brodo".

(continua depois das fotos)

Festa terá cerca de 20 barracas 

Organização vem desde março

Lar abriga cerca de 50 idosos

Montagem das barracas está no fim


Pici explica que a receita do capelete vem da sua "nonna" Maria. "É caseiro, muito melhor que o industrializado", afirma. Na última festa junina do Lar dos Velhinhos, foram vendidos 48 quilos. Neste ano, ela pacientemente preparou 60 quilos.

Ao mesmo tempo em que, literalmente, pôs a mão na massa, Pici mergulhou na organização da festa. Desde março ela se ocupa, com a ajuda de um grupo de apenas cinco pessoas no dia a dia e cerca de dez no total, de todos os detalhes para tornar o evento deste ano um sucesso.

Nos quatro dias do Arraial da Caridade, aproximadamente 35 voluntários se encarregarão de atender o público nas barracas do Lar: bingo, roleta, brincadeiras, bebidas, caldinho, pinhão, canjica, pipoca, amendoim, minipizza, doces, massas e sopas.

Além delas, há as barracas terceirizadas, que oferecerão ao público pastéis, lanches (calabresa, pernil e cachorro quente), panquecas, salgados, milho e espetinhos.

O Lar dos Velhinhos recebe doações o ano todo. Mas para este 48º Arraial da Caridade, Pici destaca a contribuição de duas empresas locais, o Grupo PQ Alimentos e o Supermercado Colorado. E, é claro, agradece as pessoas que comparecerão à festa, conhecida e admirada não só por moradores de Serra Negra como pelos inúmeros visitantes que estão vindo à cidade neste frio mês de junho.




Comentários