//SAÚDE// Com estoque baixo, Unicamp faz nova campanha de coleta de sangue



O Hemocentro da Unicamp realiza mais uma campanha de coleta de sangue em Serra Negra no dia 31 de maio, das 9 às 12 horas, no Centro Espírita Joana D'Arc. A iniciativa ocorre em um momento crítico de abastecimento dos bancos de sangue do Estado de São Paulo.

O estoque de sangue da Unicamp, responsável pelo abastecimento dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) da região, chegou a registrar recuo de 22% nas doações em abril, o equivalente a 1.400 bolsas.

A redução do número de doadores é típica nessa época do ano, quando caem as temperaturas. Técnicos da instituição alertam, no entanto, para o risco de desabastecimento e da necessidade de adiamento de cirurgias uma vez que, apesar da redução de doadores, a demanda se mantém e não há substância sintética para substituir o sangue humano.

Outras instituições da região também têm registrado menor número de doadores. Os estoques da Fundação Pró-Sangue estão cerca de 40% abaixo de sua capacidade, segundo informações divulgadas na semana passada pela fundação.  

O Hospital das Clínicas (HC) de Marília, o Hemonúcleo de Sorocaba e outras unidades estaduais de Saúde convocaram a população para a doação voluntária na tentativa de reverter a situação.

A expectativa em Serra Negra é repetir o sucesso da última campanha realizada em março, uma das mais bem sucedidas registradas no município, com a arrecadação de 97 bolsas de sangue e o comparecimento de 112 candidatos.

As doações podem ser agendadas no link https://bit.ly/doesangue31demaio2023

Para doar é preciso estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.  Pessoas entre 16 e 17 anos devem estar acompanhadas por um responsável legal. Maiores de 60 anos não podem fazer a doação pela primeira vez. 



Comentários