//FERNANDO PESCIOTTA// Notícia boa



Aos poucos ele vai cedendo à realidade. Quanto mais se afasta do nefasto mefisto, mais o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, cai na real. Ele já reconhece que há "uma notícia boa" na economia, com a inflação cedendo ao mesmo tempo em que a atividade vem surpreendendo para cima.

As afirmações foram feitas na noite de segunda-feira (29), em evento com empresários no Ceará. Campos Neto ainda reconhece que “há uma distorção por conta de medidas tributárias adotadas no ano passado”, na gestão do miliciano.

Ao mesmo tempo que cai a ficha do neto de Roberto Campos, o economista da ditadura militar, o investidor estrangeiro continua suas apostas no Brasil. Somente no dia 25 de maio, aportou R$ 75,1 milhões na Bolsa, comprando ações. Com isso, o superávit do ano foi para R$ 9 bilhões. Analistas observam que os estrangeiros são responsáveis por mais da metade dos negócios do Ibovespa.

Até setores da mídia, mesmo que de forma discreta, reconhecem avanços. Assumem que o ministro Fernando Haddad consegue entregar melhoras na perspectiva econômica, com aprovação de medidas que dão maior previsibilidade aos investidores.

Ainda há dúvidas – e sempre haverá – quanto à capacidade de um governo petista, mas por influência ideológica, especialmente no que diz respeito a zerar o déficit público em 2024. Os sinais são claros e por mais que haja vieses, essa gente não rasga dinheiro, e por isso os indicadores são positivos, assim como o saldo de ingresso de recursos.

--------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


Comentários