//CARLOS MOTTA// As sugestões dos serranos para acabar com trânsito caótico

Rua Sete de Setembro no feriado: excesso de veículos            (Foto: Prefeitura de Serra Negra)


Uma singela publicação que fiz em minha página pessoal do Facebook sobre o caótico trânsito de veículos nas ruas centrais de Serra Negra neste último feriado - e que se aplica também ao anterior - suscitou uma série de interessantes sugestões para que a prefeitura resolva de uma vez por todas esse sério problema que não só inferniza a vida de visitantes e moradores, mas pode prejudicar a escolha do município como destino turístico.

"Uma sugestão para solução seria melhor do que crítica. O que fazer? Proibir que turistas venham de carro para seus passeios?" - perguntou um internauta, em comentário ao "post" curtíssimo que publiquei: "Trânsito caótico neste domingo de manhã no Centro de Serra Negra. E ninguém para pôr ordem na confusão."

É claro que poderia, em resposta, dizer que a crítica é prerrogativa de qualquer cidadão - e um exercício de cidadania. Se vejo algo que acho errado, é minha obrigação apontar esse erro para que ele seja corrigido. 

Mas fui polido e atendi a solicitação do internauta - respondi que minha sugestão, "para início", seria "colocar agentes de trânsito e funcionários do setor turismo para ajudar os turistas", para em seguida perguntar: "Ou é melhor fazer de conta de que tudo está bem?"

Para minha surpresa e satisfação, outros internautas vieram externar suas opiniões sobre o tema e contribuir com uma série de sugestões.

Ei-las, resumidas:

- "Um plano de mobilidade urbana é urgente para o Circuito das Águas como um todo."

- "Uma sugestão: criar um bolsão de estacionamento, nem que se tenha, por exemplo, interromper o trânsito na Coronel tornando-a um 'calçadão', afinal é uma região central pequena e traz com isso complexidade que deve ser tratada com agentes de trânsito que, com projeto eficaz, vise minimizar o problema."

- "Várias sugestões já foram dadas. Infelizmente quando da realização do plano de mobilidade e acessibilidade urbana (2014-2020), a população não pôde ser ouvida de fato e quase não houve debate. Para piorar, o mesmo está acontecendo na atual revisão do plano diretor que em breve está sendo discutido superficialmente também na Câmara Municipal. Parece que não querem sugestões, ou pelo menos, parece que não ouvem."

- "Melhorar as rotas alternativas já seria uma grande ajuda."

- "Fiscalização, fiscalização, fiscalização."

- "Enquanto Serra Negra não começar a pensar grande nunca deixará de ser pequena."

- "Verdade. Crescer sem perder a ternura e o encanto da cidade pequena."

É isso. Muitos cidadãos serranos se preocupam com o presente e o futuro da cidade e poderiam ajudar a administração pública a buscar soluções para seus problemas - que são muitos e graves.

Para que isso ocorra, porém, é necessário que o chefe do Executivo tenha vontade de ouvir verdadeiramente a população, estimulando sua participação nos conselhos municipais, audiências públicas e no Orçamento anual, divulgando maciçamente canais onde as pessoas possam expor suas críticas e demandas, dialogando incessantemente com a sociedade, democratizando a informação, sendo transparente em suas iniciativas e reconhecendo que, como servidor público, sua obrigação funcional é servir a toda a comunidade e não a alguns setores sociais.

O mesmo se aplica ao Legislativo. Os vereadores devem deixar de ser meros aprovadores de projetos de lei do Executivo e exercer de fato sua missão de fiscalizadores da administração pública. Devem, ainda, transformar a Câmara Municipal numa verdadeira Casa do Povo, estimulando a participação dos serranos em seu importante trabalho em prol da democracia.

------------------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra




Comentários

  1. Só existe um probleminha. Tanto Executivo quanto Legislativo já deram vários exemplos de que não querem, de modo algum, a participação efetiva da população na solução dos problemas da cidade. Ao contrário, procuram criar o máximo de obstáculos, burocráticos e mesmo físicos, para impedir que isso ocorra. Talvez, arrogantemente, achem que, como foram eleitos, não precisam dar satisfações a quem lhes deu o voto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.