//FERNANDO PESCIOTTA// Datafolha e a má vontade da mídia



A primeira pesquisa Datafolha sobre a gestão Lula reforça a má vontade da imprensa com o petista. A manchete da Folha desde a tarde de domingo (2) indica um falso desastre na imagem do governo quando o tema é a economia.

O jornal fala em “aumento da desaprovação” e em “pessimismo crescente desde a posse”. Quando se mergulha nos detalhes, descobre-se que o “pessimismo” é um avanço de 20% para 26% do total dos que acham que a economia vai piorar. Causa e efeito do noticiário cotidiano, das fake news, e ainda assim dentro de uma faixa de conforto para o governo.

O mesmo jornal ostentou outra manchete, tentando novamente igualar Lula ao genocida. O veículo reforçou, na última semana, a tentativa de levantar a bola do miliciano, vendo-o como única chance de fazer frente a Lula diante da impossibilidade de criar uma “terceira via”.

A pesquisa, porém, mostra que Lula é bem avaliado por 38% e outros 30% consideram o governo regular. No contexto de tentativa de golpe, a necessidade de arrumar a casa totalmente bagunçada e das dificuldades globais que adicionar ingredientes indesejados na economia, o resultado parece satisfatório e distante do que as edições querem parecer ser.

A maioria, aponta o Datafolha, considera que Lula tem agido certo, principalmente em questões sociais, e 80% aprovam sua pressão contra os juros altos. Apenas um em cada quatro de seus eleitores considera que ele poderia ter feito mais.

O governo pretende mirar nos 30% que o consideram regular. Para tanto, conta com a elevação do salário mínimo em maio e o avanço da faixa de isenção do Imposto de Renda.

Pretende, ainda, impulsionar a divulgação da retomada de programas sociais, uma prioridade na passagem dos 100 dias de governo que de fato precisa melhorar sua comunicação.

-------------------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários