//CARLOS MOTTA// Feriado, ruas cheias, trânsito caótico

Rua Cel. Pedro Penteado no feriado de 21 de abril: trânsito caótico (Foto: Prefeitura de Serra Negra)


"Foi o pior e o melhor dos tempos", escreveu Charles Dickens no início de "Um Conto de Duas Cidades", um de seus livros mais populares. O feriado de 21 de abril em Serra Negra poderia ser resumido dessa maneira, pois mostrou, com as ruas, lojas bares e restaurantes e lotados, todo o potencial da cidade como polo turístico, e, ao contrário, desnudou toda sua fragilidade para receber tantos visitantes.

Para começar, quem veio pela primeira vez não teve a ajuda de ninguém para saber o que fazer na cidade. Por mais incrível que seja, Serra Negra não tem um Centro de Informações ao Turista. Assim, esse visitante teve de descobrir sozinho as atrações locais, algo inconcebível num destino turístico.

Esse nosso viajante também teve imensa dificuldade para trafegar, estacionar seu veículo no Centro ou mesmo chegar ao seu hotel - as ruas estavam caóticas, com transeuntes transbordando as calçadas, disputas ferocíssimas por uma rara vaga de estacionamento e um rio de carros fluindo com uma lentidão irritante.

Nenhum agente de trânsito foi avistado. Todo mundo estava por sua conta e risco. Os pedestres que se cuidassem...

É mais que urgente se pensar em soluções rápidas, eficientes e criativas para o problema de mobilidade nos dias em que Serra Negra recebe visitantes acima da média. 

Depois de inaugurada a cópia da Fontana di Trevi a situação deve piorar, pois se espera uma concentração maior de pessoas em suas imediações.

Os turistas precisam circular e estacionar mais facilmente seus veículos, isso é o básico, além, é claro, de dispor de informações sobre a cidade. 

Já os moradores...

Para eles, a lista do que necessitam na questão da mobilidade urbana é muito mais ampla.

Começa pelas calçadas, passa pelas mãos de direção das ruas, horário de ônibus urbanos, falta de ciclovias, trânsito de veículos pesados no Centro - e por aí vai.

Dito isso, fica uma pergunta: seria pedir muito que Serra Negra tivesse técnicos especialistas em trânsito trabalhando na prefeitura para ao menos tentar dar um jeito nesse caos?

----------------------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra





Comentários