//CIDADE// Para Tribunal de Contas, gestão de Serra Negra é de baixo nível



A eficiência da gestão municipal de Serra Negra em 2021 foi classificada pelo Tribunal de Contas de São Paulo como de "baixo nível de adequação" e recebeu nota C, a pior do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do TCESP.

A situação dos municípios vizinhos não é muito diferente. Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul e Socorro também receberam nota C. Apenas Amparo ficou na faixa C+ e Pedreira alcançou a faixa B, a mais alta registrada no Estado. Nenhuma cidade paulista conta com uma gestão altamente eficiente.

O IEG-M foi criado com o objetivo de avaliar a eficácia das políticas públicas adotadas e classificá-las em níveis de desempenho de resultado para ajudar os municípios a aperfeiçoar as ações governamentais. As classificações foram definidas com base no resultado de eficiência obtido em ações nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e governança da tecnologia e informação.

O IEG-M possui cinco faixas de classificação, definidas a partir das notas alcançadas nos sete índices setoriais: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).

As administrações de Serra Negra durante cinco anos, de 2014 e 2018, receberam nota B no IEG-M. Nos anos de 2019 e 2020 a cidade caiu de posição, para C+, e em 2021 foi rebaixada para a nota C. 

As avaliações são feitas com base nos dados fornecidos pelas administrações municipais e validadas, por amostragem, pelas equipes de fiscalização do TCESP. Além de ajudar os municípios a aperfeiçoar as políticas públicas, o índice permite a comparação dos resultados entre municípios de mesmo porte e o intercâmbio de boas práticas.

Prefeitos e vereadores podem utilizar as informações fornecidas pelo IEG-M para corrigir rumos e reavaliar prioridades e planejar as políticas públicas. A informação  foi divulgada nas redes sociais do presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista, Daniel Pellegrini. 



Comentários