//CARLOS MOTTA// A má notícia que o secretário de Turismo trouxe para a cidade: está sem dinheiro



Os boatos diziam que o governador Tarcísio de Freitas estava em Serra Negra, na sexta-feira, 17 de março, para inaugurar a cópia da Fontana di Trevi. Na verdade, todo o burburinho no Centro, cheio de policiais e guardas municipais, se devia a uma reunião da associação de prefeitos de cidades turísticas, no Hotel Firenze, com a presença de dois secretários estaduais, o todo poderoso Gilberto Kassab (Relações Institucionais) e o praticamente desconhecido Roberto de Lucena (Turismo).

A reunião não teve muita importância pelo que falaram nas redes sociais o prefeito Elmir Chedid e o secretário Lucena. É o mesmo blá-blá-blá de sempre - o turismo é importante para a economia, gera empregos, é prioridade dos governos municipal e estadual, e por aí vai.

O secretário de Turismo do Estado, pastor e ex-deputado bolsonarista, que já ocupou a Pasta anteriormente, deu, porém, talvez sem perceber, três informações importantes à "imprensa" que cobriu o evento - a Prefeitura de Serra Negra não avisou o Viva! Serra Negra da reunião, alegando que tal medida deveria ter sido tomada pela associação que organizou o encontro.

Vamos lá, então, ao que interessa. Palavras do secretário:

1) A verba estadual para o turismo neste ano foi contingenciada em 80%;

2) A Secretaria de Turismo do Estado tem mais de R$ 500 milhões de restos a pagar neste ano;

3) O setor espera a aprovação de um projeto de lei de incentivo ao turismo, nos mesmos moldes da lei de incentivo ao esporte e à cultura.

Trocando em miúdos:

O governo do Estado não tem dinheiro para investir em turismo neste ano. Assim, espera que a iniciativa privada faça alguma coisa, se uma lei do tipo da Rouanet, tão odiada pelos bolsonaristas, for aprovada.

Péssimas notícias para Serra Negra, que vive do turismo, que recebe verbas estaduais para tocar seus projetos na área. E que agora, mais do que nunca, vai se agarrar à novidade da Fontana fake para trazer mais visitantes.

-------------------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra




Comentários