//CARLOS MOTTA// Já imaginaram um enorme bulevar no centro da cidade?



A cópia da Fontana di Trevi está praticamente pronta e à espera de um ajuste na agenda do governador para ser inaugurada. Não sou fã da obra, acho que cópias não têm valor artístico ou cultural e revelam apenas a mediocridade de que as faz. Minha opinião, porém, é irrelevante - o dinheiro que poderia ser gasto em coisas mais úteis à cidade já foi torrado naquele pastiche. Como se dizia antigamente, agora Inês é morta.

Mas quando passo por aquela rua atrás da prefeitura, onde foi construída essa nossa Fontana fake, me surgem algumas questões que julgo relevantes para ao menos justificar os R$ 1,6 milhão de nosso suado dinheirinho gastos ali. 

Todos sabem que o trânsito de veículos no Centro é, principalmente nos fins de semana, de enervar o mais plácido dos mortais.

E, se for confirmada a previsão das autoridades locais, de que a Fontana fake vai atrair multidões à cidade, é óbvio que o trânsito de veículos vai aumentar e o de pedestres, no entorno do monumento, idem.

As vagas de estacionamento na rua da Fontana fake vão virar pó. E a própria via, com o acúmulo de visitantes que o monumento vai atrair, ficará intransitável - não é preciso ser adivinho para prever isso.

O imóvel do atual Paço Municipal, provavelmente já no próximo ano, terá outra destinação - vai abrigar a Secretaria de Turismo, Diretoria de Cultura e Biblioteca Pública. 

Por que, então, não se transforma toda aquela área, das praças John Kennedy até  a Talismã, num grande e charmoso bulevar, destinado exclusivamente aos pedestres, com áreas de descanso, quiosques de bebida e comida e brinquedos para as crianças?

Some-se a essa área turística a Praça João Zelante, com seus bares e restaurantes e palco para espetáculos artísticos, e o Parque das Fontes, hoje fechado ao público, e a cidade ficaria com um enorme Centro repleto de atrativos para os visitantes.

Acho que assim ganhariam todos - moradores de Serra Negra, turistas, comerciantes...

Fica a sugestão - de graça, sem cobrar um tostão, sem exigir direitos autorais. Afinal, todos nós queremos o melhor para Serra Negra.

--------------------------------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra




Comentários

  1. É uma excelente ideia! Sempre pensei em algo assim naquele local... Seria ótimo inclusive para a realização de eventos como a festa italiana, festa junina, festa das nações e etc... Só precisam contratar um bom escritório de arquitetura, especializado em obras públicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.