//MÚSICA// Orquestra Jovem Circuito das Águas abre inscrições para cursos gratuitos

              Inscrições vão até 17 de fevereiro e aulas começam dia 11 de março (Foto: Lucas Ribeiro)


A Orquestra Jovem Circuito das Águas (Ojoca) está oferecendo 80 vagas gratuitas para aulas de violino, viola de arco e violoncelo para crianças, jovens e adultos, de dez a 60 anos de idade. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro. As aulas começam no dia 11 março em Amparo, sede do projeto desde 2019.

Para se inscrever, basta preencher o formulário online disponível no link https://forms.gle/YtvZYhxGNFWGmXZn8. Quem encontrar algum tipo de dificuldade pode fazer a inscrição pelo telefone (19) 98849-6226. Não é necessário ter conhecimento musical para participar dos cursos.

Para o ano letivo de 2023, a Ojoca ampliou a oferta de vagas em relação ao ano passado. Serão 18 novas vagas destinadas aos cursos de violino e viola de arco e oito para quem tem interesse no aprendizado de violoncelo.

As aulas serão dadas exclusivamente aos sábados, entre 9 e 14 horas, na Escola Estadual Rangel Pestana, na Praça Meireles Reis, 153, no centro de Amparo. Os alunos serão divididos em turmas e terão atividades com duração de duas a três horas.

Além disso, o grupo de iniciantes será nivelado e separado em três diferentes níveis logo no início do semestre. Todos os novos inscritos frequentarão aulas de instrumento, prática em grupo e educação física para músicos.

Como em anos anteriores, os inscritos que já fazem parte do projeto terão as vagas garantidas para a continuidade do curso. Já os iniciantes sem conhecimento musical passarão por uma aula experimental nos dias 25 de fevereiro e 4 de março, a partir das 9 horas, na Escola Estadual Rangel Pestana. Também receberão exercícios que poderão ser entregues na semana seguinte.

O grupo de iniciantes já com algum conhecimento musical será submetido a um teste instrumental prático no dia 25 de fevereiro às 10 horas, também na Escola Estadual Rangel Pestana. Os candidatos devem levar os instrumentos.

Iniciantes menos favorecidos economicamente terão a prioridade em utilizar os instrumentos pertencentes ao projeto, disponíveis em número limitado. As demais vagas serão preenchidas por quem já tem o equipamento necessário.

Além do fator socioeconômico, candidatos residentes em cidades próximas a Amparo e a ordem de inscrição são critérios de desempate no caso do número de inscritos ser maior ao de vagas disponíveis. Uma lista de espera também será elaborada para substituir eventuais alunos desistentes.

O candidato que não comparecer vai automaticamente para o fim da lista de espera. A regra também vale para quem não preencher o formulário de inscrição de forma correta.

O objetivo do processo de seleção é reconhecer os candidatos que demonstrem maior interesse pelo aprendizado musical. A medida também é necessária para a divisão dos grupos.

Para obter informações e esclarecimento diante de eventuais dúvidas os interessados podem enviar e-mail para o endereço contato.ojca@gmail.com, telefonar para o número (19) 98849-6226 ou ainda utilizar as redes sociais @orquestrajovemcircuitodasaguas no Facebook e @ojoca_amparo, no Instagram

A orquestra

Idealizada a partir da Orquestra Circuito das Águas (Oca), a Orquestra Jovem Circuito das Águas foi criada em 2019 com o objetivo de trazer o aprendizado de música para a população de Amparo e região.

O projeto, dirigido por Diego Mozer, produtor cultural e músico, e por Joel Brandão, violinista e professor de música, foi viabilizado este ano por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Pronac nº 204257), do governo federal. O projeto é patrocinado pelos supermercados Daólio e Sempre Unidos, Rousselot, Peptan e Tapecol Sinasa. 



Comentários