//FERNANDO PESCIOTTA// A mídia na berlinda



Líderes políticos concordam que os juros no Brasil são elevados demais e desnecessariamente. Muitos deles, porém, preferem não bater de frente com os empresários financeiros e com o status quo do capitalismo.

O presidente do Senado, por exemplo, diz que o descontentamento do presidente Lula com as taxas reflete uma queixa generalizada no País. Os juros são reflexo da inflação e do aumento de gastos promovidos pelo miliciano na tentativa de se reeleger, mas não pretende mudar nada.

A imprensa, da mesma forma, deixa claro a cada dia que não vai questionar os argumentos dos críticos de Lula, que bate no Banco Central, no presidente da autarquia e no comportamento da taxa básica de juros. O resultado, porém, é o aumento da expectativa inflacionária, que por sua vez realimenta os juros altos.

Segundo o jornal O Globo, a irritação de Lula com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem origem em conversa entre eles no dia 30 de dezembro, quando o banqueiro defendeu a revisão para cima da meta de inflação. Nos debates públicos, porém, ele não manteve a palavra, o que Lula considerou uma traição.

Para o jornal Valor Econômico, resistente a qualquer crítica ao sistema financeiro, a atividade fraca e os preços mais comportados facilitam a redução da Selic, mas a piora das projeções diante da discussão sobre a meta da inflação cria obstáculos. Ou seja, o governo tem razão, mas a culpa é dele.

A Folha de S. Paulo reconhece que o BC faz mais alertas sobre o cenário fiscal agora do que no governo do miliciano, mas o discurso do governo tem exageros e imprecisões, além de pressionar as expectativas inflacionárias. Ou seja, o governo tem razão, mas a culpa é dele.

O ombudsman da Folha, José Henrique Mariante, questiona o comportamento da imprensa nesse noticiário. Para ele, a discussão colocada pelos veículos tem como ponto de partida apenas o posicionamento do mercado financeiro, sem investigações das motivações de Lula. Conclui que os jornais abdicam do contraditório.

---------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários