//SALETE SILVA// Uma cidade naturalmente bela

 

Praça do Fórum é exemplo de uma zeladoria cuidadosa

Uma das vantagens do esporte ao ar livre é poder conferir de perto alguns detalhes da nossa cidade tão convidativa a essa modalidade esportiva. Situações flagrantes de praças e ruas comprovam que é dispensável investimentos vultosos ou obras grandiosas para manter Serra Negra uma cidade aprazível para turistas e moradores.

A Praça Barão do Rio Branco, conhecida como a Praça do Fórum, é um exemplo de como uma zeladoria cuidadosa e a criatividade fazem toda a diferença. Nesses últimos dias de decoração natalina, o local ainda é um dos mais bonitos do meu trajeto na corrida pelas ruas da cidade.

A árvore de Natal confeccionada pelas artesãs do Grupo Quadradinhos do Amor e os canteiros de flores mantidos com cuidado pelos funcionários públicos da manutenção asseguram a beleza natural de um patrimônio histórico da cidade que homenageia os pracinhas serranos.

Por falta de zelo e apreço pelo patrimônio público, infelizmente o local perdeu um pouco do brilho com a derrubada do prédio histórico que ficava ao lado da praça e que por décadas serviu de sede da prefeitura de Serra Negra.

Em meados dos anos 1990, o imóvel já deteriorado pela falta de manutenção, veio ao chão e o terreno hoje serve de estacionamento. A preservação e o zelo pelo patrimônio histórico e cultural teriam sido suficientes para manter viva a história do povo serrano e garantir um belo ponto turístico e cartão postal da cidade.

"Novo" piso na Praça Sesquicentenário não dá segurança aos transeuntes


A Praça Sesquicentenário, por onde passa inevitavelmente qualquer corredor de rua de Serra Negra, também já é um dos pontos mais bonitos aos olhos de turistas e moradores. Falta, no entanto, o básico: um piso adequado para garantir a segurança de quem corre ou caminha por lá e, oxalá, tivesse uma ciclovia.

A prefeitura estima investimentos de mais de R$ 2 milhões no local e o que se viu nesse quesito, por enquanto, foi uma passada de tinta no chão que em embelezamento não acrescenta muita coisa e em segurança não oferece nada aos transeuntes, corredores e a quem pratica caminhadas no local.

Equipamentos de ginástica ao ar livre quebrados no Campo do Sete


Na volta do meu trajeto de corredora ao Campo do Sete, uma decepção na academia ao ar livre da praça ao lado do campo e da quadra de esportes. Alguns dos equipamentos estão destruídos. Neste caso, mais grave do que a falta de manutenção é o descaso da população com os equipamentos públicos.

Serra Negra não me parece carecer de grandes obras e monumentos para atrair turistas e oferecer qualidade de vida aos moradores. 

O meu curto trajeto de corrida é suficiente para concluir que com zelo, amor à cultura e história da cidade, e em especial, respeito da população ao patrimônio público, além do uso com parcimônia dos recursos públicos, é possível manter uma cidade agradável aos turistas e com qualidade de vida à população garantindo saúde e educação, que é do que mais necessita o munícipe. 

-----------------------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Gazeta Mercantil e Estadão) e editora do Viva! Serra Negra




Comentários

  1. Texto de uma inteligência singela, uma crítica objetiva e delicada com a qual concordo plenamente!
    Parabéns Salete Silva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.