//FERNANDO PESCIOTTA// Lula fica fortalecido



Comentaristas, analistas e empresários concordam que a fracassada tentativa de golpe impetrada por vândalos terroristas serviu para unificar o País e fortalecer o governo Lula.

Tanto assim que, ao contrário da unânime expectativa de analistas, o mercado financeiro viveu plena estabilidade no primeiro dia de negócios após o ataque terrorista patrocinado por setores militares de extrema-direita e empresários retrógrados.

A Bolsa teve até uma ligeira alta, de 0,15%, e só não subiu mais porque sofreu influência de volatilidade do mercado externo. O dólar ficou praticamente estável, com oscilação de 0,38%, e o juro futuro caiu, o que significa confiança no projeto de governo no médio prazo.

Foi divertido acompanhar nas redes sociais o desespero de reacionários em geral e de agentes da oposição com o comportamento positivo do mercado financeiro.

O fortalecimento do governo se evidenciou na noite da segunda-feira. Todos os governadores participaram de reunião com Lula e os presidentes dos demais Poderes. Os discursos dispensaram, ao menos por ora, as divergências políticas.

Ao saírem todos juntos para uma caminhada até o STF, iluminaram a Praça dos Três Poderes que estava apagada pela ação terrorista da véspera. É a oportunidade para Lula completar o serviço e exercer de fato sua posição de chefe das Forças Armadas, punindo aqueles que protegeram os golpistas ou até os ajudaram.

A ação foi planejada, organizada e teve participação ativa do miliciano, que, óbvio, teve amplo respaldo de gente que estava nos gabinetes até a semana anterior.

Como tem se repetido desde a vitória de Lula, a política é bem-vinda, e ela é feita de civilidade. Aos bárbaros, o que inclui alguns militares, Bolsonaro e demais terroristas resta a cadeia, com o agradecimento à esquerda por não haver pena de morte no País.

---------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários