//FERNANDO PESCIOTTA// Desenvolvimento sustentável



Tudo indica que Geraldo Alckmin e Marina Silva serão dois dos ministros mais importantes desta terceira geração de governo Lula. O mundo tem pressa no combate ao desmatamento, aposta na preservação ambiental e deverá investir significativamente na produção sustentável.

Coincidentemente, poucas horas separaram as posses de Alckmin no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e de Marina no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Os respectivos discursos seguiram a mesma linha.

Alckmin fala em reindustrialização pautada pelo desenvolvimento sustentável, adotando uma política de apoio à economia de baixo carbono. Analistas globais asseguram que o Brasil pode ser protagonista no processo de descarbonização da economia global.

Marina Silva, que protagonizou uma das mais concorridas posses de ministros, promete reverter o desmonte da pasta e mantém a meta de desmatamento zero, mas salientando que não haverá entraves ao desenvolvimento, convergindo com os planos de Alckmin.

Transversalidade é a definição usada por técnicos e setores da mídia para explicar a atuação dos ministérios, que ficarão encarregados de atrair investimentos para o desenvolvimento sustentável e economia limpa, com criação de empregos harmonizando com a redução da emissão de gases do efeito estufa e baixo carbono.

---------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários