//ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA// Secretário comemora ações no turismo, mas cidade tem pontos abandonados

Parque das Fontes, no centro de Serra Negra, está abandonado

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra, Carlos Tavares, informou que 80% das 62 ações previstas no Plano Diretor de Turismo, renovado em 2021, para serem executadas pela prefeitura, foram concluídas. "A gente conhece outras prefeituras, não vamos falar que somos o melhor (sic), mas sabemos que estamos caminhando muito bem", comemorou Tavares na reunião mensal de janeiro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A comparação das iniciativas efetivamente realizadas com a lista do plano de ação proposto no documento, revela, no entanto, que apenas 58% das propostas teriam sido iniciadas e uma parte ainda está em andamento. Algumas estão longe de serem concluídas, entre as quais as obras do projeto que transforma o Casco de Ouro em um recinto de eventos e de lazer.

Uma das metas considerada alcançada pelo secretário é "realizar projeto executivo para melhorias e adequações dos logradouros públicos municipais voltados ao Turismo", que seria uma atribuição da sua pasta. "Melhoria e adequação dos logradouros públicos, esse foi o item que a gente usou para construir a Fontana di Trevi, que será inaugurada", avaliou o secretário.

O convênio firmado com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos  (Dadetur), do governo do Estado de São Paulo, previa a revitalização do Parque das Fontes, inaugurado em setembro de 2003, e que já havia sido reformado pela administração anterior do ex-prefeito Sidney Ferraresso, do mesmo grupo político do prefeito Elmir Chedid.

A entrada do Parque das Fontes, atrás do Paço Municipal,
está fechada. As outras duas fotos abaixo mostram o abandono do local:
o caminho para o topo da montanha está interrompido por árvore
 caída e a grade do mirante, enferrujada.




A revitalização do Parque das Fontes foi aprovado pelo Comtur, mas o projeto de construção da cópia da Fontana Di Trevi, aprovada pelo Dadetur, que liberou R$ 1,3 milhão para a obra, foi apresentado pelas secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Obras.

A réplica da Fontana Di Trevi foi construída em substituição ao anfiteatro que existia no local. O parque, localizado atrás das fontes, com uma área montanhosa e intensa vegetação, ficou esquecido e se tornou inacessível à população. A entrada pela Rua Antonio Jorge José, atrás do Paço Municipal, está fechada. O argumento da administração municipal é que a área verde no meio da cidade estava sendo frequentada por usuários de drogas.

Embora o secretário comemore a construção da cópia da Fontana Di Trevi como ação de melhoria e adequação dos logradouros públicos municipais voltados ao turismo executada, a reportagem do Viva! Serra Negra constatou que outro espaço público de relevância não só turística, mas em especial de preservação ambiental, o Parque Fonte São Luiz, se encontra em estado de degradação.

Parque Fonte São Luiz: água parada, sujeira e mau cheiro


Em outro ponto turístico tradicional da cidade, a estátua do Cristo Redentor, nesta quarta-feira, 25 de janeiro, o elevador construído na gestão anterior, estava sendo consertado - ele sofre avarias frequentes. 



Elevador do Cristo Redentor: em conserto na quarta-feira

Entre os projetos de melhoria de logradouros turísticos, a Praça da Matriz tem sido alvo constante de críticas dos moradores. Foram investidos R$ 900 mil em um projeto desnecessário e que descaracterizou o local, apontam críticos da obra. O secretário de Turismo garantiu que a reforma ainda não foi concluída e que a população vai aprovar o projeto depois da obra finalizada.

Outras iniciativas importantes apontadas por conselheiros do Comtur, como locais de embarque e desembarque de passageiros, na Praça Sesquicentenário, a construção de bolsões de estacionamento e a criação da Zona Azul, ainda não saíram do papel.

Entre as ações efetuadas, o secretário destacou a participação em feiras de negócios de turismo, a criação de um city tour, inclusão de Serra Negra no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, a aprovação do projeto de lei para o 5G, a realização de ação de endomarketing, que levou alunos a dois empreendimentos turísticos da cidade, o desenvolvimento de rotas rurais e o andamento da revitalização da Praça Sesquicentenário. 



Comentários