- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
Parque das Fontes, no centro de Serra Negra, está abandonado |
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra, Carlos Tavares, informou que 80% das 62 ações previstas no Plano Diretor de Turismo, renovado em 2021, para serem executadas pela prefeitura, foram concluídas. "A gente conhece outras prefeituras, não vamos falar que somos o melhor (sic), mas sabemos que estamos caminhando muito bem", comemorou Tavares na reunião mensal de janeiro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
A comparação das iniciativas efetivamente realizadas com a lista do plano de ação proposto no documento, revela, no entanto, que apenas 58% das propostas teriam sido iniciadas e uma parte ainda está em andamento. Algumas estão longe de serem concluídas, entre as quais as obras do projeto que transforma o Casco de Ouro em um recinto de eventos e de lazer.
Uma das metas considerada alcançada pelo secretário é "realizar projeto executivo para melhorias e adequações dos logradouros públicos municipais voltados ao Turismo", que seria uma atribuição da sua pasta. "Melhoria e adequação dos logradouros públicos, esse foi o item que a gente usou para construir a Fontana di Trevi, que será inaugurada", avaliou o secretário.
O convênio firmado com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), do governo do Estado de São Paulo, previa a revitalização do Parque das Fontes, inaugurado em setembro de 2003, e que já havia sido reformado pela administração anterior do ex-prefeito Sidney Ferraresso, do mesmo grupo político do prefeito Elmir Chedid.
A revitalização do Parque das Fontes foi aprovado pelo Comtur, mas o projeto de construção da cópia da Fontana Di Trevi, aprovada pelo Dadetur, que liberou R$ 1,3 milhão para a obra, foi apresentado pelas secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Obras.
A réplica da Fontana Di Trevi foi construída em substituição ao anfiteatro que existia no local. O parque, localizado atrás das fontes, com uma área montanhosa e intensa vegetação, ficou esquecido e se tornou inacessível à população. A entrada pela Rua Antonio Jorge José, atrás do Paço Municipal, está fechada. O argumento da administração municipal é que a área verde no meio da cidade estava sendo frequentada por usuários de drogas.
Embora o secretário comemore a construção da cópia da Fontana Di Trevi como ação de melhoria e adequação dos logradouros públicos municipais voltados ao turismo executada, a reportagem do Viva! Serra Negra constatou que outro espaço público de relevância não só turística, mas em especial de preservação ambiental, o Parque Fonte São Luiz, se encontra em estado de degradação.
Parque Fonte São Luiz: água parada, sujeira e mau cheiro |
Em outro ponto turístico tradicional da cidade, a estátua do Cristo Redentor, nesta quarta-feira, 25 de janeiro, o elevador construído na gestão anterior, estava sendo consertado - ele sofre avarias frequentes.
Elevador do Cristo Redentor: em conserto na quarta-feira |
Entre os projetos de melhoria de logradouros turísticos, a Praça da Matriz tem sido alvo constante de críticas dos moradores. Foram investidos R$ 900 mil em um projeto desnecessário e que descaracterizou o local, apontam críticos da obra. O secretário de Turismo garantiu que a reforma ainda não foi concluída e que a população vai aprovar o projeto depois da obra finalizada.
Outras iniciativas importantes apontadas por conselheiros do Comtur, como locais de embarque e desembarque de passageiros, na Praça Sesquicentenário, a construção de bolsões de estacionamento e a criação da Zona Azul, ainda não saíram do papel.
Entre as ações efetuadas, o secretário destacou a participação em feiras de negócios de turismo, a criação de um city tour, inclusão de Serra Negra no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, a aprovação do projeto de lei para o 5G, a realização de ação de endomarketing, que levou alunos a dois empreendimentos turísticos da cidade, o desenvolvimento de rotas rurais e o andamento da revitalização da Praça Sesquicentenário.
cópia Fontana di Trevi
Cristo Redentor Serra Negra
notícias Serra Negra
Parque das Fontes Serra Negra
Parque Fonte São Luiz
turismo Serra Negra
Viva! Serra Negra
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.