//SAÚDE// Operação Cata-Bagulho vai combater o aedes aegypt em janeiro



Dengue, chikungunya, zika e febre amarela são doenças transmitidas pelo aedes aegypt, mosquito que sobrevive em água parada e limpa. Por isso, é necessário evitar, ao máximo, o acúmulo de matérias que possam acumular água em área abertas, com especial atenção a quintais.

Com o objetivo de auxiliar a população e manter um bom padrão sanitário no que diz respeito à transmissão dessas doenças, a prefeitura vai promover a Operação Cata-Bagulho contra a dengue, para coleta de latas, pneus garrafas plásticas, vasilhas, vasos e outros inservíveis que possam acumular água.

Não serão recolhidos entulho, lixo domiciliar, rejeito de jardins e alimentos.

No dia 7 de janeiro, equipes vão percorrer as áreas urbanas e de extensão urbana do município: Refúgio da Serra, Bosque das Arapongas e Bairro das Posses.

Trabalho semelhante será executado no dia 14 de janeiro. O Loteamento Nova Serra Negra será visitado por caminhões e tratores recolhendo inservíveis, além de agentes municipais de saúde oferecendo orientações casa a casa.

Em 21 de janeiro agentes de saúde percorrerão o Alto das Palmeiras.

No São Luiz as visitas e coletas ocorrerão no dia 28 de janeiro.

Responsável pela operação, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a importância de que cada morador verifique sua residência, eliminando todo e qualquer possível criadouro do mosquito, como por exemplo pratos de vasos de flor, calhas entupidas, piscinas descobertas e sem tratamento da água. (Informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Serra Negra)



Comentários