//PANDEMIA// Explodem casos de covid-19 em Serra Negra



A contaminação por covid-19 explodiu em Serra Negra em apenas um mês. Foram registrados 172 novos casos entre 28 de outubro e 30 de novembro. Outros 360 estão em investigação. Um óbito suspeito foi descartado.

As informações são do boletim mensal da prefeitura, divulgado nesta segunda-feira, 5 de dezembro, 15 minutos antes do jogo do Brasil contra a Coreia do Sul na Copa do Mundo. Os dados indicam, no entanto, que os casos apresentam menor gravidade, uma vez que apenas um paciente se encontra internado no hospital e 60 estão em isolamento domiciliar.

O aumento dos casos segue uma tendência nacional que já configura, segundo os especialistas, uma nova onda. As preocupações são a baixa taxa de vacinação de reforço, a nova variante BQ.1, contra a qual o país já deveria estar ministrando a vacina de reforço bivalente, e o abandono do uso de máscaras de proteção pela população.

A BQ1 possui mutações genéticas na proteína Spike que, segundo os pesquisadores, fazem com que o reconhecimento e neutralização do vírus pelo sistema imunológico sejam mais difíceis.

Especialistas avaliam que a covid-19 nessa nova onda se apresenta como uma doença leve para a população vacinada e que afeta principalmente os pacientes imunossuprimidos, entre as quais as pessoas que fizeram transplantes de órgãos sólidos e indivíduos que fazem quimioterapia, entre outros.

O mapa de vacinação do Ministério da Saúde, no entanto, revela a baixa vacinação de reforço no país, o que também ocorre em Serra Negra, embora a Secretaria Municipal de Saúde não tenha divulgado os índices de vacinação no município.

No Brasil apenas 50% da população tomou a vacina de reforço. Entre as pessoas com mais de 18 anos, o índice é mais alto: 65,81%. Entre as crianças, o problema é entre as menores de cinco anos. Entre cinco e 11 anos, a vacinação da segunda dose chega a 86,4%. Mas se incluídas as crianças com mais de três anos, o índice cai para 36%. Entre os bebês a situação é mais grave.

Segundo a equipe da saúde de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, há 6 milhões de crianças entre seis meses e dois anos no país, mas apenas 1 milhão de doses foram distribuídas para as crianças dessa faixa etária com comorbidades.

Vacinação extra

 Diante da explosão de casos, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar entre quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de dezembro, vacinação contra a covid-19 com horário estendido até 19h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) Firmino Cavenaghi, no Centro.

Serão atendidos os públicos de 12 anos ou mais (3ª dose), 35 anos ou mais (4ª dose), profissionais de saúde (3ª e 4ª dose), e todos os que estiverem com doses em atraso.

É necessário apresentar a carteira de vacinação da covid-19 com quatro meses de intervalo da dose anterior. Os profissionais de saúde, além de levar a carteira de vacinação, precisam comprovar vínculo empregatício.

A unidade fica na Rua Dr. Firmino Cavenaghi, s/nº - Centro



Comentários

  1. A coisa está ficando séria novamente! O maior problema são os jovens que abusam promovendo festas/encontros etc, e as pessoas que abandonaram o uso das máscaras. Eu mesmo, nunca havia sido diagnosticado com a doença, e ontem ( segunda, 5 de dezembro) fiz o teste depois de apresentar sintomas por mais de 4 dias e deu positivo. A coisa está ficando feia até para quem se cuida e se proteja. Que Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.