//DANIEL PELLEGRINI// Polo de educação: contrato desperdiça dinheiro público



Este artigo tem o objetivo de esclarecer a razão das críticas que fiz em relação à contratação da tecnologia escolhida para o programa Infância Conectada, da prefeitura de Serra Negra, não por ela ser ruim, melhor ou pior, mas dentro de uma lógica ponderada.

Deixe-me primeiro balizar o artigo com base em minha experiência. Trabalho com tecnologia e inovação desde 1991, ou seja, há 31 anos. Com experiência no Brasil e Exterior, passando por empresas como Microsoft, U.S. Robotics, TOTVS e outras, e posteriormente empreendendo. Respiro tecnologia e inovação. 

Também para embasar o artigo seguem alguns fatos:

1. Todas as escolas públicas municipais têm computadores, que foram renovados em 2021 e 2022, que podem trabalhar com tecnologia Google e Microsoft.

2. Os computadores da escola são utilizados apenas nas aulas de informática pelo período de no máximo 1 hora por semana, ficando ociosos nos demais dias.

3. Tanto Microsoft quanto Google tem conteúdos gratuitos para a educação em diversos níveis. Para professores e para alunos.

4. O projeto contempla o aluguel de mais um prédio para o tal polo de educação.

5.  Haverá a necessidade de transporte para os alunos. 

Vou começar colocando aqui compatibilidades de uso das tecnologias na escola, em casa e dispositivos móveis e softwares. E abaixo explicarei. Veja a tabela abaixo.




A Apple utiliza plataforma fechada. Novamente, não estou falando que não é uma boa tecnologia (eu tenho um Iphone e computador Mac em casa também para uso específico). O que isso significa?  Que apenas se pode usar o que a Apple oferece em sua loja oficial e que roda em seu sistema operacional IOS. 

Seus produtos são produtos premium, principalmente no Brasil, em que poucas pessoas têm acesso e condições de uso em seu dia a dia, como seu smartphone, e mais difícil ainda para sua residência. Isso dificulta a continuidade do aprendizado em casa.  

Microsoft e Google funcionam em qualquer smartphone, em qualquer PC, em qualquer tablet. Inclusive nos PCs que já estão nas escolas hoje.

A grande diferença está na possibilidade do aluno de escola pública poder ter acesso agora e no futuro à tecnologia que está sendo utilizada. Muito mais fácil adquirir um smartphone Android que um Apple, concordam? Da mesma maneira, muito mais fácil adquirir um PC ou um tablet do que um Mac ou Ipad, não acham?

Mais um ponto que apesar de ser na educação infantil: você como pai e mãe prefere que seu filho aprenda usar um editor de texto, que é o que ele vai utilizar quando ficar mais velho (utilizado por mais de 90% nas escolas e empresas), ou um que apenas uma mínima parte usa?

Estou falando aqui de bom senso e de responsabilidade do uso de dinheiro público. 

Vamos colocar também abaixo a participação de mercado de cada marca no segmento de computadores:  (OSX = Apple)


Em resumo, levando em consideração os fatos acima:

1. As escolas já possuem computadores para utilização de tecnologia de ponta para educadores e alunos em sala de aula.

2. Com o uso desses computadores, não seria necessário alugar um imóvel para levar as crianças.

3. Não seria necessário levar as crianças para o tal polo educacional, gastando com transporte e ainda colocando crianças em risco.

4. Nós conseguimos tanto com Microsoft quanto com o Google ferramentas gratuitas para alunos e professores. 

Com base nos fatos acima seguem as perguntas:

1. Com que base foi feita a escolha da tecnologia e qual a razão de pagar se há opções gratuitas?

2. Qual a razão de gastar com compra ou locação de novos equipamentos se os que as escolas possuem já são suficientes para o aprendizado e estão absolutamente ociosos?

3. Qual a razão de gastar com a locação de um imóvel se há computadores em todas as escolas e as aulas podem ser nelas mesmas?

4. Qual a razão de expor as crianças em transporte e incorrer com esse custo se elas podem fazer a capacitação na própria escola, dando utilização a equipamentos caros de um investimento que já foi efetuado?

5. Que especialistas foram consultados para a tomada de decisão? 

Aqui estão informações. Cada um tire a sua conclusão. Me coloco à disposição para auxiliar.

------------------------------------------------------

Daniel Pellegrini é presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista




Comentários