//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

 


Caos na saúde

Dificuldade de contratação de médicos, filas para procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas, além da falta de medicamentos na Farmácia Popular, entre outros problemas da área da saúde, continuam sendo os principais alvos de críticas da população de Serra Negra encaminhados à prefeitura.

Faltam médicos

Na última sessão da Câmara Municipal os vereadores aprovaram requerimento pedindo informações sobre os dias da semana em que há médicos nos postos de saúde dos loteamentos Nova Serra Negra, São Luiz e Jardim do Salto, além do Bairro da Serra. Os moradores estariam com dificuldade de agendar consultas. O prazo de espera do paciente por um encaixe na agenda de consultas chega a dois meses. O secretário da Saúde, Ricardo Minosso, admitiu em reunião do Conselho Municipal de Saúde, a dificuldade de contratação de profissionais.

Saúde da Família

"Precisamos saber o que está acontecendo, se está faltando médicos nos postos de saúde, se foram remanejados, como estão esses PSFs (programa saúde da família), como fica a qualificação de nossos programas saúde da família e como fica o atendimento de nossos munícipes", afirmou a vereadora Ana Bárbara Magaldi.  

Descaso e falta de verba

A situação em Serra Negra reflete o levantamento preliminar realizado pelo grupo da Saúde do governo de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Os dados revelam um colapso do sistema de saúde pública no país, provocado, segundo os integrantes da equipe, pelo descaso do governo Bolsonaro nos últimos anos e pelo impacto da Emenda Constitucional 95 nos investimentos em saúde.

Mais Médicos

Conhecida como teto de gastos, a Emenda Constitucional 95 limitou por 20 anos o reajuste das despesas públicas, incluindo as da área da saúde, à inflação do ano anterior. Essa limitação das despesas orçamentárias resultou numa redução de 51%, equivalentes a R$ 1,5 bilhão, dos investimentos no programa Médicos pelo Brasil, que substituiu o Mais Médicos. Esse programa permite a contratação de médicos pelos municípios por um custo menor.  

Cirurgias eletivas

A equipe de transição da Saúde constatou em reuniões com secretários de Estados e municípios que 1 bilhão de procedimentos de cirurgias eletivas e processos ambulatoriais deixaram de ser realizados nos últimos anos, acarretando aumento considerável nas filas de espera.

Diagnósticos tardios

A situação da saúde é crítica até em cidades com maior disponibilidade de recursos, como São Paulo. Cerca de 60% dos diagnósticos de câncer na capital paulista, constatou a equipe de transição, ocorrem nas unidades de urgência e emergência. Os casos já chegam em estado adiantado, com perspectivas menos otimistas de prognósticos. 

Piso da enfermagem

A Secretaria Municipal de Saúde levou três meses para avisar a Câmara Municipal que a prefeitura aguarda uma decisão judicial para dizer se pretende reajustar os salários dos profissionais da enfermagem conforme prevê a lei nº 14.434/2022. A secretaria informou que aguarda decisão judicial após o Supremo Tribunal Federal ter suspendido o reajuste e solicitado aos Estados e municípios relatório sobre o impacto do aumento dos salários da categoria nos orçamentos. Os vereadores consideraram a resposta evasiva e a demora para enviar as informações um descaso do secretário da Saúde com o Legislativo. Alguns municípios já anunciaram que começam a pagar o novo piso em janeiro de 2023. 

Covid-19

Os riscos de uma nova onda de covid-19 e a necessidade de elevar as taxas de vacinação em todas as faixas etárias também foram alertas feitos pela equipe de Saúde do governo de transição. Além da falta de dados do governo Bolsonaro, os primeiros relatórios indicam que as taxas de vacinação de reforço são baixas entre os adultos, enquanto boa parte das crianças ainda não tomou nem as duas primeiras doses. A situação é mais grave entre as crianças de seis meses a dois anos. Há no país 6 milhões de crianças nessa faixa etária e apenas 1 milhão de doses foram disponibilizadas, apenas para as que têm comorbidades. O levantamento indica que morre uma criança com menos de cinco anos por covid- 19 a cada dois dias.

Vacinação em baixa

As taxas de vacinação de reforço contra covid-19 em Serra Negra também estão abaixo do necessário para garantir as imunidades individual e coletiva. A prefeitura realizou na semana passada um mutirão para vacinar crianças acima de 12 anos com a terceira dose e pessoas com mais de 35 anos com a quarta dose. Há profissionais da saúde que ainda não tomaram a terceira nem a quarta dose. A prefeitura não informou como anda a vacinação entre as crianças e ainda não divulgou o boletim mensal de casos de covid-19 no município.

Meio Ambiente

A Câmara Municipal, que realizará sua sessão semanal na terça-feira, 29 de novembro, devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo na segunda-feira, vai votar o projeto de lei de autoria do Executivo que reestrutura o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), criado em 2009, e que se encontrava desativado. Antes mesmo da apreciação pelo Legislativo, já há questionamentos sobre o modelo apresentado.

Por que a Sabesp?

Além de questionar por que o Conselho do Meio Ambiente não será um órgão deliberativo com autoridade para decidir, o engenheiro Marcelo de Souza quer saber por que a Sabesp foi incluída entre os representantes da sociedade civil. “Sabesp representante da sociedade civil? Sabesp parece mais um representante do poder público. Sabesp é cliente da Prefeitura. Será que não haverá conflitos de interesse?”, perguntou. Nas redes sociais, uma moradora também questionou: “Para que o poder público quer nove vagas em um conselho que não é deliberativo?”

Percepção do turismo

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo realiza a terceira edição da Pesquisa de Percepção de Turismo para saber o que a população dos municípios pensa sobre o setor. As informações colhidas no levantamento devem direcionar ações e programas voltados para o desenvolvimento do turismo em São Paulo. A pesquisa é online e para participar deve-se acessar o link https://forms.gle/fArgvX1ZdedFD2b19, que estará disponível até 29 de janeiro de 2023. No ano passado, apenas 42 serranos responderam ao formulário.

Pedido de demissão

A assessoria de imprensa da prefeitura enviou nota ao Viva! Serra Negra informando que o ex-secretário Divaldo De Santi pediu demissão do cargo por motivos pessoais. A nota nega desavenças entre o prefeito e o ex-secretário e informa ainda que “De Santi continuará apoiando o prefeito, de quem é amigo pessoal há cerca de 30 anos”. O novo titular da pasta é o servidor público Paulo Henrique Del Buono Sete, funcionário da prefeitura há 30 anos.

Dança das cadeiras

A Secretaria de Obras e Infraestrutura também está interinamente sob novo comando, embora no site da prefeitura ainda conste como titular da pasta o nome do engenheiro civil Carlos Eduardo de Paula Bonasio. A prefeitura não divulgou oficialmente a sua saída, nem anunciou o nome do engenheiro agrônomo Danilo Jorge Garcia, como interino no cargo.

Investimento amigo

O vereador Wagner Del Buono, presidente em exercício da Câmara Municipal, pediu à prefeitura mais fiscalização e manutenção do Parque Ecológico Adib João Dib, conhecido como Represa Santa Lídia, para que se concretizem investimentos de amigos no local. O vereador relatou durante a sessão da Câmara que esteve no parque no domingo, 13 de novembro, e constatou que famílias com crianças, que não seriam de Serra Negra, têm usado o local para fazer churrascos e nadar na represa. O vereador lembrou que a represa é um ponto turístico usado para caminhadas e natação profissional. “Tem de tomar cuidado e pensar no que pode ser feito melhor lá, o senhor [César Borboni, que presidia a sessão], que tem o contato de um amigo nosso que quer fazer investimento legal lá, temos de cuidar desse ambiente", afirmou. A Câmara aprovou um requerimento questionando a prefeitura sobre como tem sido realizada a fiscalização da represa.

Sessão Ordinária

Além do projeto de lei que recria o Conselho Municipal do Meio Ambiente, dois outros textos constam da Ordem do Dia da próxima sessão da Câmara Municipal. O primeiro, de autoria de Wagner Del Buno, que vai presidir a sessão, já que o presidente Cesar Borboni, o Ney, assumiu a prefeitura nas férias do prefeito Elmir Chedid, dá nome de Represa Pública Vereador Antonio Roberto Siqueira ao lago do Loteamento Jardim Parque das Palmeiras. O segundo, de autoria do Executivo autoriza o município a proceder à arrecadação de bens imóveis urbanos abandonados. Tudo, como sempre, será devidamente aprovado, sem maiores debates. 



Alegria geral

Cesar Borboni, o Ney, substitui o prefeito Elmir Chedid nesta semana. A passagem do cargo, no saguão do Paço Municipal, na sexta-feira, 25 de novembro, foi festiva. Secretários municipais, vereadores e servidores estiveram presentes. Todos estavam sorridentes, esbanjando alegria. 

 


Sábado puxado

No seu primeiro dia de trabalho como prefeito, no sábado, 26 de novembro, Nei esteve onipresente na cidade. De manhã, foi ao estacionamento do Centro de Convenções, onde estavam sendo feitos exames de mamografia da campanha Outubro Rosa. Depois, se encaminhou ao Posto de Saúde da Família Dr. Firmino Cavenaghi, para ver como estava o mutirão de vacinação contra a covid-19. De lá, foi ao Ciles Zaga Beghini, no Bairro das Palmeiras, onde se realiza a Copa Estudantes Mirins de Futebol Society. E, por fim, se dirigiu ao Conjunto Aquático Sebastião Carlos De Andrea Colchetti, onde uma médica realizava exames para o uso das piscinas (foto). Naquele local, bem que poderia ter sido examinado pela doutora. Afinal, ele passou por muitas emoções em seu primeiro dia como chefe do Executivo serrano.



Comentários

  1. Também é necessário avaliar se a ONG ou Associação com finalidade ambiental ou proteção de animais não tenha vínculo com a Prefeitura.
    Igualmente, pode haver conflito de interesse caso essa ONG ou Associação tenha algum convênio ou contrato com a Prefeitura e receba verbas da prefeitura. Caso contrário, essa ONG ou Associação deve também ir par ao lado do Poder Público.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.