//POLÍTICA// Guilherme, 24 anos, deputado: "Jovens precisam de emprego, políticas culturais e educação"

Guilherme Cortez: Tarcísio não conhece o Estado de São Paulo


Guilherme Cortez, deputado estadual eleito pelo PSOL, acredita que por terem estruturas políticas arcaicas as cidades do interior de São Paulo são pouco atrativas para a juventude. "Serra Negra, por exemplo, não tem instituição de ensino superior, e é lógico que os jovens queiram sair da cidade para continuar os estudos", disse, na entrevista que deu ao programa Serra Negra na Roda, produzido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

Guilherme esteve na cidade o sábado, 22 de outubro, para participar de ato de campanha em prol das candidaturas Lula e Haddad, e conhecer a Casa da Cultura e Cidadania. Com 24 anos de idade, será um dos mais jovens deputados eleitos para a Assembleia Legislativa. A façanha é ainda maior porque a sua base eleitoral foi a cidade de Franca, a 400 quilômetros da capital paulista, onde ele mora desde 2016, quando lá chegou para estudar direito na Unesp. 

O novo deputado estadual milita na política há dez anos, quando ainda cursava o ensino médio e residia em São Paulo. Em 2020 se candidatou ao cargo de vereador em Franca, mas não se elegeu, por causa do quociente eleitoral, embora tenha sido o quarto candidato mais votado na cidade. "Em respeito aos quase 3 mil votos que tive, continuei fazendo política, mesmo sem mandato formal, e resolvi concorrer nestas que são as eleições mais importantes depois da redemocratização e felizmente me elegi", informou.

Para Guilherme, a situação dos jovens nas cidades interioranas vai melhorar não só quando houver mais oportunidades de emprego para eles, mas quando essas cidades oferecerem políticas culturais ativas e oportunidades de educação.

Guilherme tem participado ativamente da campanha eleitoral, indo a várias cidades do interior para levar a mensagem de que Bolsonaro foi responsável pela morte de centenas de milhares de pessoas na pandemia de covid-19, de que ele é uma ameaça à democracia e que seu governo causou uma piora generalizada nas condições de vida da população. "Além disso, seu candidato ao governo do Estado é alguém que não conhece os nossos problemas, alguém que arranjou um endereço apenas para se candidatar."

A seguir, a íntegra de sua entrevista ao Serra Negra na Roda:





Comentários