//CULTURA// Uma sessão gratuita de cinema de animação. Dia 28, no Centro de Convenções



O Dia Internacional da Animação, mostra de desenhos animados nacionais e internacionais, será comemorado em Serra Negra com a exibição de vários curtas-metragens no auditório Paulo Egydio Martins, no Centro de Convenções, com entrada franca, na sexta-feira, 28 de outubro, às 19h30. 

O evento é promovido desde 2004. Depois de dois anos com exibições online em razão da pandemia de covid-19, ele retorna ao formato tradicional, com exibições presenciais em mais de 100 cidades brasileiras.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme "Pauvre Pierrot", no Museu Grévin, em Paris. Inspirada nesse fato, em 2002 a Associação Internacional do Filme de Animação lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. 

Uma das características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas-metragens são exibidos em grandes centros e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Em Serra Negra o evento é promovido pelo Kanemo Cineclube, que tem como responsável Cintia Marilia Bertini, conta com o apoio da prefeitura.



Comentários