//FERNANDO PESCIOTTA// Retrato da eleição



A USP foi a campo e monitorou de perto os comícios bolsonaristas no 7 de Setembro. Concluiu que em Copacabana havia 64 mil pessoas e na Avenida Paulista, 33 mil – no dia 13 de março de 2016, na campanha do golpe contra Dilma Rousseff, a Paulista reuniu 500 mil pessoas.

Os pesquisadores da USP concluíram que o público bolsonarista no 7 de Setembro era branco, de renda alta e católico. Perfil conservador e avesso a programas sociais.

A pouca distância do comício de Copacabana, um ônibus levava gente de comunidades de volta para casa após o trabalho, mesmo no feriado. Alguns dos passageiros colocaram a cabeça para fora do coletivo para protestar contra a motociata do genocida.

A foto do protesto foi publicada pela Folha de S. Paulo e correu o mundo.

Minutos depois da cena, o ônibus foi parado pela Polícia Militar e oito jovens negros foram tirados de lá e revistados pelos policiais, de costas e com as mãos para cima.

A cena comprova que o discurso por liberdade de expressão na boca bolsonarista não passa de marketing eleitoreiro.

Os jovens negros, pobres, trabalhadores e moradores de favelas foram tratados como bandidos porque cometeram o crime de protestar contra Bolsonaro.

O contraste entre quem estava no comício e quem foi violentado pela PM é o retrato do Brasil, é como deve ser entendida a eleição do dia 2 de outubro. É a desigualdade que precisa acabar, sob pena de nunca deixarmos de ser uma colônia controlada por privilegiados.

-------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários

  1. Canalhice de governo & seguidores

    ResponderExcluir
  2. Abuso inconstitucional, ou seja, crime, de governo & seguidores

    ResponderExcluir
  3. Estranho católicos e Cristãos de modo geral seguirem ou apoiarem o Bolsonaro sem ao mínimo questionarem suas falas e suas atitudes.
    A própria Igreja Católica já se manifestou em diversas oportunidades contra os desmandos do presidente Bolsonaro.
    Vale a pena ler a "Mensagem do Povo Brasileiro" onde a Igreja Católica mais uma vez manda um recado importante. https://www.cnbb.org.br/mensagem-povo-brasileiro-fe-esperanca-compromisso-vida-brasil/
    Talvez ainda não entendemos a mensagem do Mestre mesmo passados dois mil anos, mas certamente Bolsonaro com certeza não entendeu nada.
    Parece óbvia a contradição entre a prática cristã e a fala e os atos do Bolsonaro, que não faz nenhum esforço para inibir o desmatamento da Amazônia, não mexe um palito para proteger os povos tradicionais, os mais fracos e humildes, demorou para ir atrás de vacinas para proteger a população, ironizou o vírus, a doença e os mortos, incentiva o uso de armas, ataca as instituições e, portando, ataca também a democracia, etc.
    Mas parece que para comprar móveis a família não perde tempo, hein!
    Um trabalhador as vezes passa a vida morando de aluguel e, morre pagando aluguel.
    Atualmente, muitos moram em barracas nos canteiros centrais das cidades enquanto lemos em reportagens dos principais veículos de comunicação que a família negociou 107 imóveis desde os anos 90, dos quais, pelo menos 51 imóveis foram pagos com dinheiro vivo.
    Sem falar dos milhões que encontram-se em situação de insegurança alimentar.
    Se tudo isso não for imoral, eu não sei mais o que é certo ou errado.
    Cristãos, Atenção: Cuidado com o falso messias.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente isso acontece com frequência a palavra do branco rico na sua motona vale mas que a indignação do povo preto e pobre

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.