//CIDADE// Secretaria de Saúde deve criar ouvidoria para receber queixas sobre atendimento



A Secretaria Municipal de Saúde deverá criar uma ouvidoria para estabelecer um canal direto de comunicação com os usuários dos serviços de saúde. O objetivo é que os pacientes consigam apresentar suas queixas e a secretaria solucione com maior agilidade os problemas no atendimento à população.

O secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Paulo Spinhardi Moreira da Silva, informou que a secretaria está se estruturando e capacitando funcionários para oferecer o serviço à população.

A Secretaria de Saúde ainda não decidiu se vai contratar um ouvidor por meio de concurso público ou treinar e nomear um funcionário já concursado para assumir o cargo. A criação da ouvidoria será uma das prioridades da agenda de trabalho do secretário Ricardo Minosso ,que deverá retornar das férias, nesta quinta-feira, 1º de setembro.

O prefeito Elmir Chedid poderá criar a ouvidoria por meio de decreto, projeto de lei, elaborado pelo Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, ou ainda por meio do Conselho Municipal de Saúde. A secretaria ainda não decidiu como pretende criar a ouvidoria.

A previsão do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Ricardo de Oliveira Cunha, é que, no máximo, em três meses o serviço já esteja disponível para a população. Ele disse que tem participado de diversos cursos e treinamentos em ouvidoria para se capacitar e conhecer os diferentes modelos adotados por municípios e Estados brasileiros. "Há locais em que o ouvidor sozinho ,sem sequer um computador, consegue realizar bem o serviço", observou. 

A expectativa dos conselheiros da Saúde é que o novo canal de comunicação permita que o paciente consiga apresentar suas queixas e a secretaria solucione com maior agilidade os problemas no atendimento.

“A ligação do usuário, mesmo que seja só um serviço de telefone, fica registrada e a secretaria pode dar um prazo de 24 horas ou 48 horas para dar um parecer ao cidadão”, afirmou Nuri Morelli Serna Alves, representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no conselho.

Ela lembrou que esse serviço hoje é dificultado por não contar com uma pessoa exclusiva para receber as queixas dos moradores. “Atende um ou outro e a coisa acaba não se resolvendo”, salientou. Nuri avalia que a ouvidoria vai facilitar o acesso, incluindo o das pessoas que têm dificuldade de utilizar redes sociais e aplicativos. 



Comentários