//FERNANDO PESCIOTTA// Ocidente desperta para o real Zelenski



Fox News, uma das mais poderosas redes de TV dos EUA, The Washington Post, controlado pela Amazon e com grande influência nos Poderes norte-americanos, Die Welt, jornal alemão de prestigio no Parlamento, o poderoso Financial Times e o The New York Times, o mais importante jornal do mundo, fecharam o cerco contra o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski.

Quando a Ucrânia começou a ser atacada pela Rússia, pouca gente lembrou que Zelenski não era exatamente aquilo que o Ocidente pintava pela necessidade de tê-lo como escudo contra Vladimir Putin.

Neste espaço salientei que Zelenski nunca prestou, e agora o Ocidente chegou à mesma conclusão. A mídia mais influente do mundo salienta as suspeitas de corrupção e tráfico de armas que pairam sobre Zelenski, que tem adotado estratégia deplorável de instalar unidades militares em áreas residenciais, usando a população civil como escudo humano.

A gota d’água para o fim da confiança no presidente ucraniano foi a capa da revista Vogue, com a foto do sorridente casal Zelenski. Eles estão curtindo a fama internacional, brincando de herói, enquanto o mundo sofre graves consequências da guerra.

A Europa se prepara para o inverno mais sofrido desde a Segunda Guerra por causa da falta de gás russo. Os preços das commodities despencam, afetando duramente a economia de diversos países, como o Brasil, por causa do conflito. Enquanto isso, Zelenski posa sorridente para a capa de uma revista de celebridades.

“É tudo muito ofensivo, para os ucranianos que morreram e para os americanos que estão pagando a conta”, queixou-se Tucker Carlson, apresentador da Fox News, antes de sugerir que os EUA esqueçam Zelenski.

O mundo desperta para a realidade e dá sinais de abandonar Zelenski, num processo parecido com o Brasil desde 2018. Não esqueçamos que a mídia e o poder econômico apoiaram Bolsonaro, a despeito de todos os alertas de seu banditismo, e agora assinam manifestos contra ele.

Aqui como lá, precisarão fazer mais do que subscrever “cartinhas” ou publicar reportagens contra o paranoico miliciano para se livrarem desse pecado.

----------------------------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários