//FERNANDO PESCIOTTA// Isolamento



A posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE é destaque da imprensa brasileira e ocupa espaço valorizado na mídia global. A principal conclusão de todos é de que o aplauso ao discurso e o perfil dos muitos presentes ampliam o isolamento político e institucional de Bolsonaro.

Moraes defendeu as urnas eletrônicas e prometeu combate “implacável” às fake news contra o sistema eleitoral, que considera “orgulho nacional”.

Todos os presentes aplaudiram o discurso, à exceção de três pessoas: Kássio Nunes Marques, o ninguém que chegou ao STF pelas mãos de Bolsonaro apenas para servir de advogado de defesa, Carlos Bolsonaro e o próprio genocida.

Ministros do STF valorizam a presença de representantes de outros governos, o que significa, dizem, isolamento global do bolsonarismo.

Chama atenção o fato de ter surgido posts nas redes sociais com acusações a Lula no perfil de Bolsonaro na hora em que a cerimônia acontecia. Ninguém viu Bolsonaro pegar no celular, mas Carlos Bolsonaro estava na plateia.

Antes da posse de Moraes, Lula falou a trabalhadores e estudantes na porta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. Disse que Bolsonaro está tentando enganar a boa-fé dos evangélicos e o chamou de “fariseu” e “genocida, que não derramou uma lágrima pelos mortos na pandemia”.

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto na baixa renda e entre jovens, num momento em que a diferença da inflação entre pobres e ricos é uma das maiores da história.

Tudo isso somado explica o desespero bolsonarista, que apela para fake news e ataques sujos, sem descartar a violência.

------------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários