//CIDADANIA// Jovens têm vez e são importantes, dizem estudantes de Serra Negra

Os estudantes receberam prêmios e certificados na sexta-feira, 5 de agosto,
em cerimônia na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari


A frase de um dos adolescentes participantes do Prêmio Valdimir Kapor de Cidadania 2022 resume o sentimento da maior parte dos alunos que escreveram uma redação para falar sobre como podem ajudar Serra Negra: “É bom que percebam que os jovens têm voz e que são importantes.”

A maioria dos estudantes avalia que o concurso foi uma oportunidade para refletir sobre os problemas da cidade, apontar soluções e principalmente para que os jovens possam manifestar às autoridades suas ideias, suas críticas e suas propostas.

Os prêmios oferecidos aos vencedores foram um bom incentivo, mas o apoio e o estímulo dos professores, os adolescentes afirmaram, foram fundamentais para estimular a participação de maior número de alunos.

A seguir, o que disseram os alunos que participaram da noite de premiação do Prêmio Vladimir Kapor 2022, ocorrida na sexta-feira, 5 de julho, na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, que promoveu o concurso, com o patrocínio da Farmácia Serrana:

Ana Júlia Cardoso Pinto (E.E. Profª Nair de Almeida)

"O concurso ajudou a pensar sobre os problemas de Serra Negra e como a gente poderia tentar resolver. Achei bem legal fazer essa redação porque consegui concorrer e fiquei muito feliz."

Jair Antônio Adolfi (E.E. Profª Nair de Almeida)

"Gostei muito de fazer essa redação. Falei de vários problemas, como as estradas e ruas que não estão asfaltadas e com buracos."

Gregory Leoni Brasil Anníbal Dorigan (E.E. Lourenço Franco de Oliveira)

"Achei muito legal participar do concurso. Fiquei muito contente por poder falar sobre como cada um pode começar a fazer alguma coisa pela cidade no seu bairro e sobre como melhorar a qualidade de vida da cidade."

João Henrique Rodrigues Verginio (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"O concurso de redação vai me dar melhor visão para o futuro e também aumentar a vontade de estudar e seguir o futuro melhor para a cidade. É importante investir no lazer para evitar que os jovens recorrem a drogas e e outras coisas não boas. A cidade precisa de incentivo da cultura."

Bruno Pilom Campos (Colégio Libere Vivere)

"Gostei muito de participar. Nunca tinha pensado sobre isso de como posso contribuir para a minha cidade. Foi uma oportunidade para pensar sobre a cidade e também treinar a escrita. O jovem gosta de escrever, mas depende do assunto, eu gosto de escrever."

Andrey Miguel Cazotto de Lima (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"Este concurso é importante para preparar o futuro da cidade. Meu professor de língua portuguesa me incentivou e incentivou toda a classe. A maioria da turma se inscreveu e a escola fez um bom trabalho para estimular a participação de todos."

Maria Leticia de Almeida Fonseca (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"Esse concurso significou muito para mim, é um incentivo para que eu acredite que vou ter muitas oportunidades na minha vida. O concurso me inspirou a querer muito mais. Para a cidade, é importante porque é uma oportunidade de as autoridades escutarem a gente e saber o que pensamos e eles podem melhorar baseados nas nossas ideias."

Samara Cristina Carvalho Pereira (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"Fiquei muito feliz porque não imaginava que iria ganhar. Para a cidade é importante porque é muito importante a nossa opinião de nós, jovens, sobre o que pode ser melhorado. Na escola muitos não gostam de escrever. A internet tira um pouco do interesse pela leitura e escrita. Muita gente da minha escola participou e os prêmios foram também foram um incentivo para os alunos."

João Pedro Godoi Bouzón (E.E. Lourenço Franco de Oliveira)

"Achei boa a experiência. O professor deu uma incentivada, muita gente da minha sala participou graças ao incentivo do professor."

Maria Victória Cardoso de Souza Silva (E.E. Lourenço Franco de Oliveira)

"Achei muito legal, foi muito bom ter ganhado. Gosto de escrever e o professor incentivou."

Miguel Rodrigues Valencio (E.E. Deputado Romeu de Campos Vergal)

"Achei bem legal, gostei muito e estou muito feliz. Gosto de escrever e o professor incentivou."

Gabrielly Vitória Gomes Oliveira (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"Me interessei pelo concurso quando a professora disse que o assunto era sobre o que a gente poderia mudar na cidade e o que queríamos para o nosso futuro e eu escrevei sobre o que eu quero para o meu futuro."

Carlos Henrique Santos Godoi (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"Acho que é uma grande homenagem ao Vladimir Kapor. Eu o conheci em 2020, pouco antes da pandemia. Foi um prazer fazer essa redação e é uma forma de a gente se manifestar em relação à cidade e poder ajudar a cidade."

Amanda Targino Moreira (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"Foi uma experiência legal porque nunca tinha tido a oportunidade de participar de alguma coisa que eu gosto de fazer. Me preparei e dei o melhor de mim para chegar onde cheguei hoje."

Manoella Coelho Silva (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"Gosto de escrever e colocar seus pensamentos no papel. Foi muito legal."

Ana Júlia Candido (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"A proposta e a oportunidade do concurso são muito importantes porque podemos dar nossa opinião. Apesar de sermos jovens, nós é que estaremos aqui daqui alguns anos. Queria agradecer ao professor Gustavo pelo incentivo."

Maria Luiza Carniel Longo (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"Gostei porque a gente é jovem e vão escutar mais a gente. O concurso é bom para valorizar a escola e é bom que percebam que os jovens têm voz e que são importantes."

Helena Frasson Delangélica (E.E. Dr. Jovino Silveira)

"É uma iniciativa para ajudar a cidade a crescer, evoluir, ajudar as pessoas e incentivar a escola. A gente tem voz e temos de lutar pela nossa voz. A gente tem um espaço aqui para nos ouvirem. Nós jovens temos o poder para mudar."

Veja a seguir fotos da premiação:


























Comentários