//CARLOS MOTTA// E por um voto, Lula deixou de ser cidadão serrano

Encontro do G20, em 2009, em Londres: com a rainha Elizabeth II


O ex-vereador e candidato a deputado estadual pelo Republicanos, Marco Bueno, foi responsável por um dos quatro votos que impediram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebesse o título de "Cidadão Serrano", em 2010 - episódio que consolidou a fama de Serra Negra como uma das cidades mais conservadoras - no mau sentido - do país.

Na ocasião, a Câmara Municipal votava nove projetos para conceder essa honraria. O projeto que agraciava Lula era de autoria dos vereadores João Paulo Ferraresso, que presidia a Casa, Danilo Francisco Andrade Guerreiro e Ronaldo Angelo Gonçalves. A justificativa para a homenagem era de que Lula havia beneficiado indiretamente Serra Negra por seu trabalho na Presidência da República.

Isso, porém, não foi suficiente para convencer quatro vereadores, que votaram contra a concessão do título. 

Renato Giachetto e Paulo Sérgio Fioravante se utilizaram dos Artigos 224 e 225, inciso II, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Serra Negra, segundo os quais é necessário que o homenageado tenha prestado serviços à cidade para receber o título. Junto com eles, os vereadores Marco Bueno e Mario Roberto Vitale Junior também votaram contra.

Além dos autores do projeto, Demétrius Ítalo Franchi e Celso Bueno Corchetti votaram a favor. Antes da votação, Demétrius fez um pedido de vista, talvez prevendo a rejeição, e para evitar algum tipo de constrangimento para o presidente da República, que iria visitar Serra Negra no 54º Congresso Estadual de Municípios, mas não teve sucesso.

Dessa forma, o projeto foi rejeitado, pois eram necessários no mínimo seis votos favoráveis, um a menos do que foi atingido, para ser aprovado.

O que torna ainda mais interessante essa sessão histórica da Câmara Municipal foi que, em seguida, os vereadores aprovaram o projeto que concedia o título de Cidadão Serrano ao então governador do Estado, José Serra, com apenas um voto contra, de Renato Giachetto.

O vereador explicou que seria hipocrisia votar a favor, uma vez que a argumentação utilizada ao votar contra o presidente Lula também era válida para o governador José Serra. 

A votação teve uma abstenção, do vereador Paulo Sérgio Fioravante, que alegou ter relações pessoais com secretários de Serra e dessa forma preferia não votar.

O projeto concedendo a Serra o título de Cidadão Serrano era de autoria de João Paulo Ferraresso, Danilo Francisco Guerreiro e Ronaldo Angelo Gonçalves, os mesmos autores do projeto derrotado de Lula. 

Dos quatro vereadores que impediram a concessão do título de Cidadão Serrano a Lula, apenas Renato Giachetto permaneceu no cargo. Marco Bueno e Mario Roberto Vitale Junior foram duas vezes candidatos a prefeito, sem sucesso. E Paulo Sérgio Fioravante voltou a ser comerciante.

Luiz Inácio Lula da Silva, rejeitado pelos vereadores de Serra Negra, lidera as pesquisas eleitorais sobre a eleição presidencial deste ano.

Desde 2003, quando assumiu a presidência pela primeira vez, Lula acumulou aproximadamente 300 condecorações.

No Brasil, recebeu medalhas da Ordem do Mérito Militar, da Ordem do Mérito Naval, da Ordem do Mérito Aeronáutico, da Ordem do Cruzeiro do Sul, da Ordem do Rio Branco, da Ordem Nacional do Mérito e da Ordem do Mérito Judiciário Militar. Em âmbito internacional, foi condecorado com as medalhas da Ordem da Águia Asteca (México), da Ordem Amílcar Cabral (Cabo Verde), da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (Portugal), da Ordem da Estrela Equatorial (Gabão), da Ordem do Banho (Reino Unido), da Ordem de Omar Torrijos (Panamá), da Ordem Nacional do Mérito (Argélia), da Ordem da Liberdade (Portugal), da Ordem de Boyacá (Colômbia), e da Ordem Marechal Francisco Solano López (Paraguai). 

Em maio de 2014, Lula foi homenageado com uma escultura instalada nos jardins do AMA - ART Museum Of the Americas, no National Mall, em Washington (EUA). A escultura em forma de busto, situa-se a lado de outras figuras ilustres da história do continente americano, como Abraham Lincoln, Tupac Amaru, Jose Martí, José de San Martín, Simon Bolívar e Gabriel García Márquez. Sendo o único homenageado a receber a honraria ainda em vida, além do primeiro brasileiro a ter uma escultura na capital dos EUA.

Lula é cidadão honorário da capital francesa, Paris, das cidade de São Paulo e Santo André e do Estado de Minas Gerais.

Recebeu 26 prêmios internacionais e 36 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades do Brasil, Portugal, França, Argentina, Peru, Equador, Espanha e Bolívia.

--------------------------------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Valor Econômico e Jornal da Tarde) e editor do Viva! Serra Negra.




Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.