//MEIO AMBIENTE// Projeto para asfaltar Alto da Serra está pronto. Mirante também deve ser construído

Alto da Serra: asfalto tem manutenção mais barata que bloquetes, diz secretário


O projeto de asfaltamento do trecho da Rua Paulo Marchi no Alto da Serra já está pronto e aguarda o repasse de recursos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para ser executado.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura do município também está elaborando um projeto para a construção de um mirante no local, também com recursos da Secretaria estadual de Turismo. No total, serão investidos no local cerca de R$ 2 milhões.

A expectativa da prefeitura é que os recursos para o asfaltamento da Rua Paulo Marchi ainda sejam liberados este ano. A verba destinada à construção do mirante, no entanto, só deverá ser liberada depois das eleições de outubro.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura, no entanto, não tem prazo previsto para início de nenhuma das obras. As informações são do secretário da pasta, Carlos Bonásio, que negou haver discordância de parte da população de Serra Negra em relação ao asfaltamento do Alto da Serra.

“Apenas umas quatro ou cinco pessoas discordam do asfaltamento”, afirmou. O secretário avalia que a maioria dos moradores é favorável, devido à deterioração do local provocado pela erosão, que dificulta a subida dos carros. 

“Apenas umas quatro ou 
cinco pessoas discordam 
do asfaltamento”

(Carlos Bonásio, secretário de Obras)

A expectativa é que o setor de turismo mantenha um ritmo de retomada e que o Alto da Serra, um dos principais pontos turísticos da cidade, receba um número cada vez maior de visitantes. O secretário avalia que o asfaltamento é essencial para facilitar o acesso ao topo da montanha sem provocar congestionamentos.  

O secretário também descartou o uso de bloquetes para reduzir o impacto ambiental da obra, conforme reivindicação de moradores e ativistas serranos ligados ao meio ambiente.

Ao contrário do que aventam os moradores, a opção pelo asfaltamento não é devido ao custo, mas à facilidade de manutenção do piso de bloquetes. "O asfalto é muito mais fácil de manter", afirmou Bonásio. Além disso, ele explicou que como o local é um declive, o bloquete, na sua avaliação, não será mais eficiente para reter a água da chuva e evitar erosões.

O secretário garantiu também que estão sendo cumpridas as recomendações do Ministério Público à prefeitura de se abster de realizar, executar, autorizar e licenciar qualquer atividade no Alto da Serra sem o prévio licenciamento ambiental e autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O prefeito Elmir Chedid já havia informado que o projeto de asfaltamento do trecho que liga ao Alto da Serra estava concluído. A informação foi fornecida pelo prefeito à moradora Iza Carvalho, pós-graduada em recuperação de áreas degradadas e voluntária do Projeto Observando os Rios, do SOS Mata Atlântica.

“O prefeito me informou que o projeto estava aprovado na Cetesb e que o promotor também havia aprovado e que tudo estava liberado”, disse Iza. Para a moradora, no entanto, se o Alto da Serra está em processo de tombamento ambiental, esse projeto não poderia ser executado, muito menos, ela avalia, a construção de um mirante nele.

Iza informou que o prefeito autorizou que ela vá até a Secretaria de Obras e Infraestrutura para conhecer o projeto, o que a moradora deverá fazer nos próximos dias. “O prefeito disse que vai ter asfalto, grama, galeria, escadinha, passagem para fauna, o que é meio sem nexo, porque ele não entende nada de ecologia”, concluiu. 




Comentários

  1. Então eu sou + 1 CONTRA o ASFALTO!
    Sai totalmente da idéia de ECO turismo! Isso é coisa de gente que não quer pôr seu carrão no poeirão. E vamos combinar que não tem necessidade NENHUMA de + um mirante, o local já é e tem uma vista de 360°. E outra, existem famílias de macacos que atravessam a estrada, o que ele pretende fazer, um túnel? Não tem cabimento isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.