//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

            



Ônibus universitário


Declarações de pais e alunos contradizem o depoimento do empresário Leandro Borella ao Viva! Serra Negra. O dono da empresa Serra Negra Turismo, contratada pela prefeitura para transportar universitários até Bragança Paulista, negou que os ônibus tenham sido fabricados há mais de dez anos. Borella negou ainda que faltam cintos de segurança e que as condições mecânicas e de higiene dos veículos são precárias. As denúncias dos alunos foram relatadas por vereadores na sessão da Câmara Municipal da semana passada. Além dos comentários nas redes sociais, estudantes e pais de alunos enviaram mensagens ao Viva! Serra Negra.


Segurança em risco


Um pai de aluno escreveu ao Viva! Serra Negra: “Como pai de aluno que frequenta a faculdade de Bragança, ouço inúmeras reclamações sobre como as viagens eram realizadas com dificuldades de trocas de marcha e dando a nítida impressão de quebras a qualquer momento. Isso implica em um perigo iminente por se tratar de uma estrada muito perigosa. Muito obrigado pelo espaço. As fiscalizações têm que ser feitas, sim.”


Sem freio


Uma aluna também confirmou as denúncias à reportagem: “Sou aluna e estava nos dois ônibus que quebraram no mesmo dia. Essas reclamações não são de hoje, já ouvimos dos próprios motoristas que o ônibus estava sem freio. Na terça-feira (7 de junho), estava chovendo e o limpador de parabrisa do ônibus que nos trouxe de volta não funcionava direito. Não tinha desembaçador. Voltamos com muito medo de acontecer um acidente. Os ônibus cheiram mal e algumas vezes cheiram urina. Há ainda bancos quebrados e cortinas sujas. Na semana anterior, o ônibus com o pessoal da manhã também quebrou. Muitos foram prejudicados em seus trabalhos na parte da tarde.”


Autoridades cientes


O vereador Wagner Del Buono, o Waguinho do Hospital, informou na sessão da Câmara Municipal que os vídeos encaminhados pelos estudantes mostram que não há cintos de segurança no ônibus. “Essa empresa está cometendo suicídio se acontecer um acidente com um aluno sem cinto de segurança”, disse. Os veículos que transportam pacientes para tratamento em outras cidades também foram alvo de reclamação nas redes sociais. Uma moradora informou que enviou ao prefeito Elmir Chedid um vídeo denunciando a falta de higienização em veículos que transportam pacientes. A empresa contratada para transportar alunos a Bragança Paulista também venceu licitação para transportar pacientes em vans até Campinas.


Cidadania consciente


Os alunos que denunciaram as condições dos veículos receberam apoio, mas também críticas nas redes sociais. Para alguns serranos, a iniciativa de criticar o serviço prestado pela empresa contratada pela prefeitura é sinal de que os estudantes estão conscientes de seus direitos e exigem o bom uso dos recursos públicos.


Já foi pior


Um dos argumentos usados nos comentários contrários às denúncias é de que não há motivo para as queixas, uma vez que o serviço é oferecido de forma gratuita pela prefeitura. Alguns críticos compararam as condições atuais dos ônibus com as dos veículos que levavam os estudantes a Bragança Paulista nos anos 1990. O presidente da Câmara Municipal, César Borboni, o Ney, também fez essa comparação. “Não sei quem viajava para Bragança, mas os ônibus quebravam cinco vezes no mesmo dia”, disse. Os estudantes hoje parecem mais críticos e conscientes de seus direitos.  


Imprensa oficial


O empresário Leandro Borella informou ao Viva! Serra Negra que comparecerá à sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 13 de junho, para prestar esclarecimentos e apresentar documentos referentes à licitação. O Viva! Serra Negra tem procurado a assessoria de imprensa da prefeitura para esclarecer diversos assuntos, mas muitos de seus questionamentos ficam sem respostas ou demoram a ser respondidos. A assessoria de imprensa justificou dessa forma o que vem ocorrendo: "Com a possibilidade de uma comunicação mais direta com a população, principalmente por meio das redes sociais, a demanda dos setores de comunicação das instituições aumentou muito com a produção de conteúdo oficial. Não por isso deixamos de entender como primordial o trabalho da imprensa. Ocorre que infelizmente dependemos de outros setores para a efetivação das respostas."


Prevenção no trânsito


O Conselho Comunitário de Segurança de Serra Negra (Conseg) fez um balanço positivo da campanha Maio Amarelo, que levou palestras às escolas da rede estadual sobre educação no trânsito, apesar de não ter conseguido atingir 100% das instituições de ensino devido ao aumento dos casos de covid-19 entre jovens e estudantes. “Nas escolas onde as palestras foram apresentadas, a direção pediu para repetir e nas escolas onde não foi possível realizá-las, os diretores estão solicitando o agendamento em outro momento”, disse Marina Ricci, presidente do Conseg. Para atender aos pedidos das escolas, o Conseg planeja repetir as palestras ao longo dos próximos meses.


Lei da Selva


Pelo que se viu na tarde/noite de sábado, 11 de junho, no entorno da Praça Sesquicentenário, um dos cartões postais de Serra Negra, as autoridades serranas também deveriam assistir às palestras sobre educação no trânsito. Talvez dessa forma se sentissem compelidos a tomar alguma providência para acabar com a bagunça promovida pelos veículos de excursão, que se encontravam, naquela área, estacionados nas esquinas, em frente a pontos dos ônibus urbanos, em faixas amarelas... Nenhum agente de trânsito foi visto na ocasião para, ao menos, avisar os motoristas sobre a série de infrações que estavam cometendo. A impressão que se tem é que o Código de Trânsito Brasileiro não chegou em Serra Negra e que aqui impera a lei da selva, o salve-se quem puder. 


Segurança nas escolas


Ações de prevenção à violência nas escolas são prioridade das atividades do Conseg de Serra Negra. O objetivo é reduzir os índices de violência por meio da educação. A direção das escolas tem manifestado aos integrantes do Conseg preocupação com a segurança dos alunos devido ao aumento de ocorrências em que foi necessário acionar a polícia e até o resgate.


Acolhimento às famílias


Os integrantes do Conseg discutiram o impacto da crise econômica no país - que colocou metade da população brasileira em insegurança alimentar -, do uso de drogas e de outras questões psicossociais nas famílias dos alunos envolvidos em conflitos registrados nas escolas. O Conseg quer sugerir à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social uma ideia de acolhimento das famílias dos estudantes, oferecendo serviços psicossociais e socioeconômicos em parceria com as escolas, além de intensificar palestras educativas dirigidas aos alunos e familiares.


Cães na educação


A desativação do Canil da Guarda Civil Municipal pela prefeitura também foi tema da reunião do Conseg, realizada na quarta-feira, 8 de junho. Os conselheiros consideram importante o trabalho realizado pelos policiais com os cães adestrados em serviços específicos, em especial o combate às drogas e ações educativas. Os conselheiros solicitam à administração municipal informações sobre os motivos que levaram à desativação do canil e questionam se há perspectiva de retomada das atividades.


Plano de Turismo


O líder do prefeito na Câmara Municipal, Beraldo Cattini, informou que o prefeito pretende enviar um projeto de lei que atualiza o Plano Diretor de Turismo para apreciação dos vereadores, mas não disse quando isso deverá ocorrer. O Plano Diretor de Turismo começou a ser atualizado na gestão passada pela empresa de consultoria Cândida Baptista, contratada pela prefeitura. O trabalho foi concluído e aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em 2021, já na atual gestão, e ainda não foi encaminhado para apreciação do Legislativo. Um de seus pontos mais polêmicos é a proposta de tornar a cafeicultura a principal identidade turística de Serra Negra, conhecida como cidade da saúde e das águas minerais.


Conectado com Serra Negra


O atual secretário de Turismo de Serra Negra, Carlos Alberto Tavares de Toledo, já estava envolvido nas discussões sobre a renovação do Plano Diretor de Turismo de Serra Negra desde 2020. “Começamos esse Plano Diretor na época em que eu era secretário e havia várias pessoas conectadas com o turismo de Serra Negra. Uma delas era o atual secretário, que tem uma empresa que faz esse tipo de trabalho”, disse o presidente da Câmara Municipal, César Borboni, o Ney. Tavares é sócio da Expectativa Projetos Turísticos, que venceu licitações para elaborar o Plano Diretor de Turismo de Águas de Lindoia, em 2015, e de Santa Rita do Passa Quatro, em 2019.


Retrabalho


Ney explicou que a empresa vencedora em Serra Negra, no entanto, em 2020, foi a mesma contratada pela prefeitura para fazer o Plano de Mobilidade Urbana, ainda não enviado para votação dos vereadores pelo prefeito Elmir Chedid, que diz que o documento se trata apenas de um estudo. “A empresa que estava fazendo o Plano de Mobilidade Urbana entrou na licitação, deu um preço bem abaixo do mercado e o Plano de Turismo não saiu a contento”, reclamou. O projeto apresentado foi refeito e concluído pelo ex-presidente do Comtur, Achiles Mantovani Neto, com o auxílio do próprio Carlos Tavares, que já era secretário municipal da pasta. “Ganhou o mais barato, mas o serviço teve de ser refeito. Teve coisa boa, sim, mas algumas indicações não têm nada a ver com nossa realidade”, avaliou Ney.


Mais testes


Serra Negra deve ter mais casos de covid-19 do que indicam os boletins da prefeitura. As farmácias da cidade têm registrado aumento significativo das vendas de testes da doença. As pessoas compram os testes e quando testam positivo não informam a Vigilância Sanitária. Funcionário de uma das farmácias manifestou preocupação com a disseminação desenfreada do vírus. “Há muitas pessoas testando positivo que não estão fazendo isolamento social nem usando máscaras, já que não são obrigadas em todos os lugares. Ao contrário, estão circulando pela cidade mesmo com sintomas”, desabafou. O secretário de Saúde, Ricardo Minosso, informou que a Vigilância Sanitária não faz mais o controle de todos os pacientes testados positivos.


Descentralização


A prefeitura intensificou a divulgação das campanhas de vacinação nos últimos dias. Os índices de vacinação estavam abaixo do desejável pelas autoridades de saúde. Os únicos locais disponíveis para a vacinação contra a covid-19 e a influenza, no entanto, são as Unidade de Saúde Dr. Firmino Cavenaghi e a Unidade de Saúde Dr. Celso Vieira Franco. O atendimento dos pacientes com sintomas gripais foi descentralizado. As pessoas devem procurar os postos de saúde ou o Hospital Santa Rosa de Lima. O secretário de Saúde admitiu na última reunião do Conselho Municipal de Saúde que a descentralização descontentou os funcionários dos postos de saúde, que consideravam mais eficiente a centralização dos atendimentos dos pacientes com sintomas gripais na Unidade Básica de Saúde do Alto das Palmeiras.


Críticas ao administrador


O presidente da Câmara Municipal, César Borboni, o Ney, fez duras críticas ao atual administrador do Hospital Santa Rosa de Lima, Marco Antônio Real Lopes. O administrador, segundo Ney, não teria atendido prontamente a um pedido seu de internação de um paciente em estado terminal. Ney quer a presença de Lopes na Câmara para explicar esse caso e fornecer informações financeiras do hospital. O presidente da Câmara disse que passou a se preocupar com a nova gestão do Santa Rosa de Lima após ler uma entrevista concedida pelo administrador ao Viva! Serra Negra, na qual Lopes relata que como gestor em trabalhos anteriores conseguiu reduzir a dívida de um hospital de R$ 18 milhões para R$ 3 milhões. “Se fosse bom gestor não entregava hospital com dívida”, afirmou. Ney salientou que o administrador é remunerado para atender os vereadores, o prefeito e os secretários, inclusive nos fins de semana.


Bronca no secretariado


O vereador Leonel Atanázio, o Leo da Ambulância, aproveitou a fala de Ney para criticar secretários que visualizam e não respondem suas mensagens no WhatsApp. “Secretário tem de colocar uma coisa na cabeça: em nome de Jesus, o senhor foi nomeado para um cargo de secretário por um grupo político que foi na rua, ganhou voto e está sentado no Legislativo e Executivo”, disse. O vereador ameaçou citar nas sessões da Câmara Municipal os nomes de secretários que visualizam e não respondem a suas mensagens. 


Hospital na berlinda


O Hospital Santa Rosa de Lima deverá ser o foco da sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 13 de junho. Os vereadores vão votar dois projetos de lei que permitem à prefeitura repassar verbas para ele. O terceiro projeto de lei a ser apreciado é de autoria de Wagner Del Buono, o Waguinho do Hospital, instituindo no calendário de Serra Negra a semana do dia 18 de fevereiro como a Semana de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Asperger. Waguinho se especializou em projetos desse tipo - dias ou semanas que se referem a doenças. Depois que viram leis, ninguém fala mais no assunto.


Alô, não é o prefeito


O aumento da criminalidade neste Brasil que vive de crise em crise é visível a qualquer um. E atinge pessoas de todas as classes sociais - como por exemplo o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid. "Uma pessoa está se passando por mim, enviando mensagens e fazendo pedidos diversos. ESSE TELEFONE NÃO É MEU. Mais um dos golpes que querem aplicar. Fiquem atentos, por favor. Muito obrigado", escreveu em sua página do Facebook. O número falso do telefone é o 19 99887-6320.


Cursos do Sebrae


O Sebrae vai dar quatro cursos online dirigidos a empresários locais, dois em julho e dois em agosto. As inscrições podem ser feitas no Posto Sebrae Aqui, na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, no Centro de Convenções Circuito das Águas, Mezanino, sala 4, pelo telefone (19) 3842-2345 ou pelo link:  www.encurtador.com.br/isDER. Os cursos são: Como Atrair mais Clientes (4 de julho), Atendimento ao Cliente (18 de julho), Transforme Seguidores em Compradores (1º de agosto) e Faça Fotos e Vídeos Incríveis (15 de agosto).





Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.