//FERNANDO PESCIOTTA// Lula amplia vantagem



A pesquisa Quaest/Genial apresenta relevante variação da vontade do eleitor. Se a eleição fosse hoje, Lula venceria no primeiro turno, com 53% dos votos válidos, aponta o levantamento.

Lula cresceu um ponto porcentual em relação à tomada anterior e agora soma 47% da intenção de voto. Bolsonaro recuou dois, para 29%. Esse pêndulo supera a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos porcentuais.

Com detalhamento interessante, a pesquisa Quaest confirma que a realidade cotidiana das pessoas é a principal motivação do voto.

De acordo com o levantamento, 57% dizem que está cada vez mais difícil pagar as contas, 44% acham que a economia é o principal problema do País, 63% consideram que ela piorou no último ano e 23% colocam a inflação como item mais preocupante.

Assim, Bolsonaro lidera a rejeição, com 60% dizendo que não votariam nele de jeito nenhum, ante 40% de Lula.

As pesquisas ajudam a explicar as razões para Bolsonaro atacar o STF, ofender ministros da Corte e usar piadas estúpidas para tentar ofender Lula, a exemplo de chamá-lo de “nove dedos”, como repetiu nesta quarta-feira (8), diante de empresários que riam de seu ódio.

Fraco e medroso, Bolsonaro sabe que se as pesquisas continuarem mostrando sua falta de fôlego, os aliados vão abandoná-lo. Se os números não avançarem, ficará apenas com os filhos, seus futuros companheiros de cela.

Por isso a XP suspendeu a divulgação da pesquisa semanal que vinha trazendo a público há meses. Por pressão de Bolsonaro, que não gostou especialmente do último levantamento, segundo o qual Lula é visto como o mais identificado com a honestidade.

----------------------------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários