//CIDADE// Dono de empresa de ônibus que transporta estudantes nega irregularidades

Veículos têm menos de dez anos de fabricação, diz proprietário da Serra Negra Turismo


Os ônibus que transportam diariamente os estudantes de Serra Negra para as faculdades de Bragança Paulista e Jaguariúna atendem a todas as exigências do contrato firmado com a administração municipal e são submetidos regularmente à fiscalização. A informação é do empresário Leandro Borella, proprietário da Serra Negra Turismo, empresa de Monte Alegre do Sul, uma das companhias contratadas pela prefeitura em 2021, por meio de licitação, para realizar o serviço de transporte dos serranos que estudam fora da cidade. Além de Bragança Paulista, a empresa transporta alunos para a Faculdade de Jaguariúna.

Borella procurou o Viva! Serra Negra para dar sua versão sobre as denúncias contra a empresa, apresentadas por vereadores com base nas queixas de alunos  transportados pela companhia. 

Os estudantes disseram que os veículos têm mais de dez anos de fabricação, e portanto estariam infringindo a legislação, e além disso afirmaram que eles não possuem cintos de segurança e têm problemas de manutenção. Os alunos tiraram fotos dos bancos sem cintos de seguranças e da numeração nos veículos, que indicaria o ano de fabricação.

Dois veículos da empresa que fazem a rota Serra Negra - Bragança Paulista quebraram em um único dia. Os alunos relataram que os ônibus enviados para substituir os veículos quebrados também apresentaram problemas no motor. 

Borella explicou que os números apresentados nas fotografias tiradas pelos estudantes se referem ao prefixo do ônibus, não à data de fabricação. Ele informou que os dois veículos foram fabricados em 2012. 

O empresário confirma que os dois veículos para Bragança Paulista quebraram no meio do caminho no mesmo dia, mas foram substituídos, segundo ele, de forma adequada. Ele negou ainda que faltam cintos de segurança e que as condições de higiene são precárias.

“Transportamos diariamente 200 estudantes e essas ocorrências foram as únicas em um ano”, argumentou. “É difícil quebrar dois de uma vez, mas pode acontecer”, lamentou. O empresário informou que um dos veículos foi higienizado depois que os alunos reclamaram do mau cheiro.

O empresário informou que todos os seus veículos são submetidos à fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), autarquia estadual responsável pela regulamentação dos serviços, fiscalização e vistoria técnica.

Borella explicou ainda que os ônibus que transportam os alunos de Serra Negra são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Serviços. Além de transportar os universitários, a empresa é contratada pela prefeitura para realizar o transporte de alunos das escolas de Serra Negra e para para levar pacientes em vans para tratamentos médicos em Campinas.

A empresa oferece serviços à prefeitura de Serra Negra há pelo menos 20 anos. O primeiro contrato, segundo Borella, foi firmado com o ex-prefeito Paulo Scachetti.  A companhia foi vencedora também de licitações nas administrações de Antonio Luigi Italo Franchi, o Bimbo, e de Sidney Ferraresso. A frota da empresa conta com cerca de 40 veículos, entre vans, micro-ônibus e ônibus. 

O empresário pretende participar da próxima sessão da Câmara Municipal, na segunda-feira, 13 de junho, para apresentar aos vereadores o contrato firmado com a prefeitura e os documentos que comprovam a fiscalização regular dos veículos. 



Comentários

  1. Bom dia ,,,eu como pai de aluno ,que frequenta a faculdade de Bragança ,tbm tem feito inúmeras reclamações ,da maneira como as viagens eram realizada ,,com dificuldades de trocas de marcha ,,e dando a nítida impressão de quebras a qualquer momento !!! E isto implica em um perigo eminente ,por se tratar de uma estrada muito perigos !!! Muiito obrigado pelo espaço ,e fiscalizações tem que serem feita sim !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou aluna e estava nos 2 ônibus que quebraram no mesmo dia. Não é de hoje essas reclamações, já ouvimos dos próprios motoristas que o ônibus estava sem freio. Na terça-feira o microônibus que levou a gente na volta, começou a chover e o micro estava com o limpador de parabrisa que não funcionava direito. Não dava pra enxergar nada no vidro. Não tinha desembargador, voltamos todos com muito medo de acontecer um acidente! Ônibus cheirando mal, algumas vezes cheirando urina. Bancos quebrados, cortinas sujas. É um ABSURDO falar que estão em perfeitas condições. Não sei se foi informado, mas na semana anterior havia quebrado com o pessoal da manhã também, o qual muitos foram prejudicados em seus trabalhos na parte da tarde. Assumir os erros fica muito mais bonito do que escondê-los.

    ResponderExcluir
  3. Posso atestar que os dois ônibus que quebram naquele dia eram fabricados depois de 2012, mas todos os outros e o microônibus que também faz o transporte são fábricados antes de 2012, como exemplo o micro com numeração 2013 com placa CUB0D87 que faz o transporte diversas vezes na semana, é fabricado em 2008. Alguns que nos levam datam ano de fabricação 2000.

    ResponderExcluir
  4. Como Mãe de aluno tbm estou ciente das condições de que TODOS os veículos tem algum problema! Isso é uma TRAGÉDIA ANUNCIADA!!!
    Acho muito importante a prefeitura tomar providências!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.