//PANDEMIA// Casos de covid-19 explodem em Serra Negra



A contaminação pela covid-19 explodiu na cidade na última semana. Foram registrados 57 novos casos da doença, entre os dias 2 e 9 de maio. Outros 53 novos casos estão em investigação.

Serra Negra segue a tendência registrada no Estado de São Paulo. O número de casos na região de Campinas aumentou 36% em uma semana. Entre 2 e 8 de maio, foram registrados na região 5.718 novos casos, a segunda semana seguida de alta.

As escolas das redes privada e pública têm sido um dos importantes focos de transmissão da doença em Serra Negra. O comportamento social dos jovens tem contribuído para aumentar as contaminações. Jovens e adolescentes frequentam festas, reuniões e aglomerações sem o uso de máscara ou qualquer outra medida para evitar a contaminação.

As quarentenas para os alunos que frequentaram ambientes com riscos de contaminação, assim como o uso de máscara, foram abolidas nas escolas. Com o aumento das contaminações entre alunos, professores e funcionários, no entanto, muitas delas estão retomando as medidas de segurança, em especial o uso de máscaras.

Há escolas retomando aulas online nas classes com maior número de contaminações por orientação da Vigilância Sanitária do município. Os alunos com sintomas gripais ou distúrbio gastrointestinal estão sendo orientados a permanecer em casa por escolas da rede pública.

Os casos registrados em geral são leves e não há internações no Hospital Santa Rosa de Lima. Mas as equipes médicas estão em alerta devido à impossibilidade de prever a evolução da pandemia nas próximas semanas em relação ao número de casos e à gravidade da doença.

No mês passado, com o aumento dos casos de covid-19 na Europa e no Leste da Ásia devido à variante Omicron BA.2, a direção da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) já havia recomendado aos países que permanecessem vigilantes e intensificassem a vacinação.

Em Serra Negra, os índices de vacina principalmente das 3ª e 4ª doses caíram de maneira vertiginosa levando a prefeitura a transferir a vacinação do Centro de Convenções para a Unidade de Saúde “Dr. Firmino Cavenaghi”. Até a tarde desta segunda-feira, 9 de maio, a prefeitura não havia anunciado novas medidas para conter o aumento dos casos. 



Comentários