//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

          


Cara nova


A área de entrada e atendimento do Hospital Santa Rosa de Lima vai receber pintura e luminária novas, entre outras pequenas intervenções para tornar o setor com aspecto mais acolhedor. A reforma deverá estar concluída até o fim do primeiro semestre. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, informou que a prefeitura ainda está elaborando o orçamento do serviço com base no croquis apresentado pelo administrador do hospital, Marco Antônio Real Lopes.


Remédio mais barato


Na área contábil, a prioridade do administrador é adotar estratégias para adquirir medicamentos mais baratos. As negociações da dívida em atraso com laboratórios estão em andamento. A expectativa é recuperar a confiança dos fornecedores com novos acordos de dívidas atrasadas, o que possibilitará a aquisição de medicamentos com preços menores e prazos maiores de pagamento. O hospital negocia também um acordo com fabricante de oxigênio, que poderá reduzir pela metade os gastos com a aquisição do produto. Nos próximos 20 dias, o administrador deverá apresentar um relatório financeiro da instituição à Secretaria de Saúde. 


Tudo pelo Samu


A prefeitura está disposta a abrir mão da indicação da cidade como base da ambulância de alto risco do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para que finalmente saia o acordo entre os municípios sobre a instalação do serviço de atendimento emergencial na região. “Particularmente, não vejo prejuízo para Serra Negra de a ambulância avançada não ficar aqui”, disse o secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso. Ele explicou que a ambulância realizará transporte inter-hospitalar dos pacientes de alto risco e deverá permanecer pouco tempo parada na base. O novo posicionamento de Serra Negra pode colocar fim à contrariedade do prefeito Carlos Alberto, de Amparo, que quer a base do Samu em seu município. O serviço será oferecido a Serra Negra, Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul e Amparo.


Covid-19


A Secretaria Municipal de Saúde vai reforçar a equipe de enfermagem no Hospital Santa Rosa de Lima para os atendimentos suspeitos de contaminação por covid-19. Um enfermeiro e um técnico de enfermagem vão revezar plantões diários de 12 horas no pronto-socorro. Os demais protocolos de atendimento aos pacientes com suspeita de covid-19 serão mantidos. Os pacientes devem procurar as Unidades Básicas de Saúde de seus bairros. Apesar do aumento de casos, técnicos da secretaria avaliam que a maioria dos pacientes, em especial os vacinados, têm desenvolvido a forma leve da doença. O acompanhamento dos pacientes vem sendo realizado pelos funcionários das UBSs.


Dengue em investigação


A prefeitura divulgou o registro de sete casos confirmados de dengue no município, mas outros 20 estão sob investigação. Entre as medidas de prevenção e combate à doença estão sendo retomadas as visitas casa a casa. O principal alvo são os bairros com indicadores da doença. Campo do Sete, Vila Dirce e Colina dos Ipês foram os primeiros a receber as visitas da Vigilância Sanitária. A expectativa dos técnicos é que a incidência da doença tende a baixar com a redução das chuvas.


Comércio varejista


A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia) estima que as vendas do comércio varejista na cidade já superam em 20% as de igual período em anos anteriores à pandemia. Na região de Campinas, as vendas do varejo em abril ficaram 6,1% acima das de igual período do ano passado, segundo pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). 


Faturamento e inflação


Os dados da Associação Comercial e Industrial de Campinas, no entanto, mostram que a inflação elevou o faturamento, o que não necessariamente indica que as vendas físicas cresceram na mesma proporção. Os setores que registraram maiores aumentos foram justamente os que estão pressionando o custo de vida: postos de combustíveis e supermercados. Os postos de combustíveis faturaram 8,5% mais e os supermercados 7,5%. O setor de turismo teve um ligeiro aumento de 1,5%, bares e restaurantes 0,5% e vestuário 1,5%.


Rota do Café


A Rota Turística do Café de Serra Negra foi uma das selecionadas para a segunda edição do Projeto Experiências do Brasil Rural, lançado pelo Ministério do Turismo em 2021 para recuperar o setor econômico mais afetado pela pandemia. O projeto selecionou mais duas rotas do café no Estado de São Paulo: “O Roteiro do Café e do Vinho” e a “Rota do Genoma à Xicara”, ambas do Espírito Santo do Pinhal. O projeto selecionou ainda outros três roteiros ligados às cadeias agroalimentares: Caminhos de Dona Francisca (SC), a Rota do Engenho e a Rota Caminhos de Itabaiana, ambas de Sergipe.


Condado do Café


O Projeto Experiências do Brasil Rural vai oferecer capacitação a empresários e produtores rurais da cidade. A inscrição da Rota Turística do Café de Serra Negra na segunda edição do projeto segue a estratégia de associar a identidade turística do município à cafeicultura. Essa é uma ideia que já vem sendo perseguida também por Espírito Santo do Pinhal, outro município do Estado contemplado no projeto e que já detém o título de Capital do Café. Serra Negra estuda outras intitulações para o município, como Condado do Café e Vale do Café. A competição entre os destinos turísticos deve ficar ainda mais acirrada com as previsões de que esse setor é um dos mais promissores após a pandemia.


Riscos nas ruas


Lombadas instaladas nas últimas duas semanas em alguns pontos da cidade não seguiram padrões técnicos e estariam colocando em risco a vida de motoristas e provocando acidentes. A queixa da ausência de padrões foi feita por vereadores na última sessão da Câmara Municipal, dia 24 de maio. Apesar dos problemas técnicos apresentados, as lombadas voltaram a ser apontadas por vereadores como fundamentais para reduzir a velocidade dos automóveis e motocicletas em ruas e avenidas da cidade, entre as quais a Avenida João Gerosa e Rua Irineu Giraldi.


Estudo de trânsito


O vereador Roberto de Almeida lembrou que a Prefeitura de Serra Negra já foi acionada por motorista que teve seu carro danificado por lombadas. Almeida relatou ainda que a administração anterior realizou um estudo sobre o trânsito de Serra Negra, que não foi executado. “O que estamos discutindo já foi dito, que foi feito um estudo, na administração anterior, que é estudo do trânsito”, afirmou. A prefeitura também realizou na administração passada um Plano de Mobilidade Urbana, que a atual administração considera apenas um estudo, mas que também não foi colocado em prática.


Mobilidade urbana


O Plano de Mobilidade Urbana elaborado na administração anterior propõe no item sobre Plano de Ações e Metas uma série de medidas de médio e longo prazos para melhorar o trânsito em Serra Negra. Uma delas é em relação às calçadas que, segundo o documento, devem ser adaptadas à legislação, uma das urgências apontadas também pelo vereador Roberto de Almeida.  O estudo propõe ainda rampas de acesso, piso tátil e faixa elevada para travessia de pedestre, como medidas de curto prazo que podem contribuir para reduzir a velocidade dos veículos e evitar acidentes.


Sinalizações


O Plano de Mobilidade Urbana propõe ainda como solução para o trânsito da cidade as faixas de pedestres, linhas para estacionamento e outras marcações no asfalto. Uma das soluções apresentadas são as sinalizações sonoras, que permitem ao motorista prever ou adiantar suas ações. Considerando que Serra Negra é uma cidade turística, o plano propõe ainda uma sinalização não só dos pontos turísticos, alguns já adotados por Serra Negra, mas também indicações de restaurantes, banheiros e outras informações que auxiliam os turistas.


Disputa pelos pets


O Programa Meu Pet Container, uma parceria com o governo do Estado de São Paulo, já virou alvo de polêmica na cidade. Para os defensores da causa animal, a iniciativa pode beneficiar os animais em situação de risco. Mas os próprios ativistas questionam a utilidade dos contêineres para alguns serviços, como a castração, já oferecida pelo Castramóvel. A vereadora Viviani Carraro deve apresentar esta semana requerimento ao Executivo solicitando mais informações sobre o programa. Políticos da oposição que dizem ser autores da solicitação do programa para os pets de Serra Negra, também devem se pronunciar sobre o assunto. 


Bolsonaristas em alerta


A última pesquisa Datafolha, que aponta a vitória do ex-presidente Lula no 1º turno na eleição deste ano não causou um terremoto só nas hostes bolsonaristas de Brasília. O tremor se estendeu aos candidatos aos cargos legislativos que apoiam o presidente. Em Serra Negra, o deputado estadual Edmir Chedid integra o recém-formado União Brasil, partido que está rachado no seu apoio a Bolsonaro. O outro candidato à Assembleia Legislativa é Marco Bueno, derrotado nas duas eleições anteriores à prefeitura da cidade, filiado ao Republicanos, agremiação que faz parte do Centrão, bloco que apoia incondicionalmente o atual presidente. A quatro meses da eleição presidencial e com a popularidade de Bolsonaro minguando a cada dia, será muito difícil para os candidatos que o apoiam convencer os eleitores de que são a melhor escolha. Para complicar a situação desses candidatos há o fator Haddad: o candidato do PT, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, é favoritíssimo a vencer a eleição para o governo do Estado.


Milésima reforma


O prefeito Elmir Chedid anunciou, na inauguração do posto de saúde do Bairro dos Francos que vai enviar, em breve, à Câmara Municipal, projeto de remodelação do Parque Fonte São Luiz. Essa deve ser a milésima reforma que se anuncia para aquele local, que já foi um dos principais pontos turísticos da cidade e que, nos últimos anos, mesmo com todo o dinheiro público que foi gasto, continua em estado lamentável.


Ato obsceno 


Servidores e servidoras municipais que cuidam da limpeza de banheiros públicos em Serra Negra sugerem à prefeitura que instale nesses locais cartazes que alertem para o Artigo 233 do Código Penal  (Decreto Lei nº 2.848, de 7/12/1940), que prevê detenção, de três meses a um ano, ou multa, a quem "praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público". Segundo esses servidores, em Serra Negra o banheiro público em que esse tipo de infração ocorre com frequência é aquele localizado perto da Rodoviária, seguido por aquele instalado no Palácio das Águas, prédio da prefeitura, na praça John Kennedy, e naquele localizado na Avenida Laudo Natel.  




Comentários