//FERNANDO PESCIOTTA// Meio ambiente e outros percalços



Enquanto Bolsonaro e os militares preparam o golpe, a economia desanda. Inflação em alta, juros elevados e desarranjo da gestão mostram um retumbante fracasso do governo.

Um consultor internacional ouvido pela Folha revela as razões de os investidores fugirem do Brasil:

1. Bilhões em recursos públicos vão para obras de necessidade duvidosa ancoradas em emendas parlamentares, sem nenhum critério, deteriorando o perfil das contas públicas;

2. As áreas técnicas das agências reguladoras estão ocupadas por apadrinhados políticos;

3. Há uma piora sistemática e ininterrupta dos indicadores ambientais com apoio de Bolsonaro;

4. Insegurança jurídica;

5. Tributação elevada e caótica;

6. Limitação de crédito e

7. Riscos cambial e fiscal.

“Nos últimos três anos, o Brasil sofreu uma destruição reputacional no exterior por não conseguir acompanhar a mudança de mentalidade que está ocorrendo nos negócios”, diz.

“Empresas, fundos de investimento e de pensão incluem o meio ambiente na análise de retorno. Quem insiste em ignorar isso vive em outro planeta”, completa.

De acordo com o Estadão, a inflação trava o planejamento das empresas e freia a retomada do crescimento. As companhias não conseguem prever custos, param investimentos e também precisam elevar seus preços, criando uma bola de neve que vai atropelar o consumidor.

O resultado é que entre as grandes economias do mundo, apenas Brasil e Turquia têm inflação e desemprego de dois dígitos.

O conjunto dessa obra é que 74% dos brasileiros têm o dinheiro como maior preocupação, superando a angústia pela família (60%), pela saúde (57%) e pelo trabalho (44%).

Bolsonaro e os militares estão sendo bem-sucedidos na proposta de destruir o País. Merecem ficar no poder, mesmo que o povo não compreenda esse esforço.

----------------------------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com

Comentários