//FERNANDO PESCIOTTA// Culpado pela inflação



Pesquisa contratada por uma grande empresa do setor financeiro revela que para 68% dos brasileiros Bolsonaro é o responsável pela maior inflação das últimas décadas.

Isso afeta suas pretensões eleitorais, lhe tira o sono e o leva a fazer ainda mais trapalhadas. Bolsonaro não tem estrutura para viver sob pressão. Suas reações são sempre de ameaça, fala em armas e mortes.

No mesmo dia em que o IBGE mostrou que a inflação é resistente e alcança os maiores indicadores em 26 anos, Bolsonaro demitiu o ministro Bento Albuquerque por supostamente não controlar o preço dos combustíveis. Quer apontar outro culpado.

A saída do almirante se encaixa nesse contexto palatável para a mídia e para a população em geral.

Mas há quem diga que a exoneração tem outra razão, mais heterodoxa: o então ministro se opunha à construção de um gasoduto de R$ 100 bilhões, obra desejada pelo Centrão para beneficiar Carlos Suarez, ex-sócio da OAS e patrocinador de líderes do grupo.

Suarez é dono da licença exclusiva de distribuição de gás em nove Estados, daí o interesse no gasoduto, defendido também por Bolsonaro para manter o apoio do Centrão e, quem sabe, participar do bolo que a obra vai distribuir.

Bolsonaro não se importa com o preço da gasolina, da cenoura, do tomate ou do alface, assim como não se importou com as milhares de mortes na pandemia. Ele se importa exclusivamente com a eleição.

Rifar um aliado em nome do projeto eleitoral e mentir sobre as justificativas é mais uma demonstração de que ele tudo fará para se manter no poder, mesmo sem voto suficiente para isso.

----------------------------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com

Comentários