//CARLOS MOTTA// A volta da covid-19 e as recomendações das autoridades



O prefeito Elmir Chedid editou novo decreto sobre a pandemia. Para tanto, considerou "o aumento de novos casos de covid-19 nas últimas semanas no município de Serra Negra, principalmente entre crianças". 

Assim, de agora em diante, é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, "cobrindo o nariz e a boca", em locais "destinados à prestação de serviços de educação, saúde e nos meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque".

Traduzindo: passa a ser obrigatório usar máscaras em consultórios médicos, de dentistas, no hospital, nas farmácias, nas escolas, cursos de línguas ou outros, ônibus, vans de transporte de estudantes, pontos de ônibus, estação rodoviária...

A medida era esperada. Afinal, qualquer pessoa com dois neurônios já previa que as contaminações pelo coronavírus iriam aumentar depois da vinda de milhares de visitantes nos feriados e o "liberou geral" que as nossas sábias autoridades decretaram.

E também porque era mais que evidente que juntar crianças e adolescentes em salas de aula fechadas era não só um enorme risco para a contaminação, mas uma certeza de que ela ocorreria - afinal, basta que uma só pessoa esteja com covid-19 num ambiente desses para que o coronavírus atinja as restantes.

Mas e a vacinação, não acabou com a pandemia? A resposta é não. A vacina protege, evita formas graves da doença, mas não elimina o coronavírus. 

De qualquer forma, antes tarde do que nunca. Mesmo que esse "nunca" seja tão tímido, a ponto de excluir da obrigatoriedade do uso de máscaras as mais que óbvias aglomerações provocadas por cultos religiosos - talvez o coronavírus não goste de igrejas e templos -, bares e restaurantes, salões de beleza, academias de ginástica e vários outros lugares que reúnem pessoas que não se conhecem e tampouco sabem quem está infectado ou não.

Mas sejamos justos: o prefeito recomendou, no Artigo 1º desse novo decreto que a população de Serra Negra utilize máscaras "durante o deslocamento de pessoas pelos bens públicos do município e para o atendimento em estabelecimentos".

Não dá para ficar mais tranquilo com essa recomendação?

Principalmente sabendo que ela será prontamente atendida pela imensa maioria dos serranos, esses mesmos que, durante os períodos mais críticos da pandemia, seguiam estritamente as determinações das autoridades.

Ainda bem que o povo brasileiro é educado, bem informado, acredita na ciência e faz do bom senso o seu guia para as ações cotidianas.

E ainda melhor que as nossas autoridades nunca se deixam levar por interesses que não o bem-estar da comunidade.





Comentários