//SAÚDE// Com aumento de procura, cidade vai reforçar atendimento psicológico



A demanda por consultas de fisioterapia e principalmente atendimentos psicológicos aumentou de forma significativa nas unidades de saúde básica (UBS) do município. Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde avaliam que essas duas áreas têm sido as mais procuradas para tratamento de sequelas da pandemia de covid-19.

Com base nesses dados, o Conselho Municipal de Saúde decidiu investir cerca de R$ 29 mil, que serão repassados ao município pelo Ministério da Saúde, na contratação de mais psicólogos para realizar atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas UBS.

O Ministério da Saúde vai repassar à cidade R$ 1 per capita para o tratamento das sequelas da pandemia. O projeto de lei que prevê o crédito adicional suplementar ainda será votado na Câmara Municipal. A expectativa é que até maio, a prefeitura possa iniciar a contratação dos profissionais.

“Percebemos a necessidade de psicólogos há algum tempo”, afirmou o conselheiro Hernandes Medinilha. Ele relatou que muitas pessoas no seu bairro, o Nova Serra Negra, mudaram o comportamento no pós-pandemia. Muitos moradores estão mais isolados, com medo e com receio de sair até para ir à padaria.

Mendinilha avalia que o ideal é que os atendimentos psicológicos sejam descentralizados e oferecidos nas UBS. Ele explicou que boa parte das pessoas com problemas psicológicos são idosos com dificuldades de locomoção até o CAPS. 

Ele ainda sugeriu que a prefeitura avalie a necessidade de complementar os recursos repassados pelo Ministério da Saúde, considerados insuficientes, com verba do município, para não ter de interromper os tratamentos quando o dinheiro federal se esgotar.  

Pedro Paulo Spinhardi Moreira da Silva, representante do secretário municipal de saúde, Ricardo Minosso, na reunião do conselho, explicou, no entanto, que o CAPS apresenta a infraestrutura mais adequada para atendimento dos pacientes com transtornos mentais, em especial em relação às condições de privacidade. Ele avalia que pacientes psiquiátricos evitam maior exposição e podem se sentir constrangidos nas filas das UBS.

Vacinação

Apesar do aumento de casos de covid-19 após os feriados, a prefeitura registrou queda na demanda por vacinação contra a doença. “A demanda não é mais a mesma e às vezes há uma procura muito pequena”, relatou Spinhardi. Ele salientou, no entanto, que a maior parte da população já está vacinada.

Com a redução do fluxo de pessoas, a prefeitura transferiu a vacinação do Centro de Convenções para a Unidade de Saúde da Família “Dr. Firmino H. Cavenaghi”. No local serão oferecidas vacinação para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos até a segunda dose, acima de 18 anos até 59 anos até a terceira dose, e a quarta dose para as pessoas acima de 60 anos.

A maior preocupação da prefeitura, no entanto, é com a queda da vacinação contra o vírus influenza entre os profissionais da saúde. Como a vacinação não é obrigatória, os profissionais não estão se vacinando, apesar dos comunicados internos realizados pela prefeitura alertando para a necessidade da imunização entre os trabalhadores da área.

No sábado, 30 de abril, Serra Negra participa da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza. Nessa data, unidades de saúde estarão funcionando das 9 às 16 horas, exclusivamente para aplicar as vacinas contra a gripe em pessoas com 60 anos ou mais e crianças com até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

A campanha vai vacinar também contra o sarampo. Essa vacina será aplicada somente em crianças com até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e carteira de vacinação (no caso de crianças).

Pontos de vacinação da campanha

Unidade de Saúde da Família Dr. Firmino Cavenaghi

Rua Dr. Firmino Cavenaghi, s/n, centro


Unidade de Saúde da Família São Luiz

Avenida João Gerosa, 1.417, Francos


Unidade de Saúde da Família Dr. Francisco Vicente Braga

Rua Reinaldo Polidoro, s/n, Alto das Palmeiras


Unidade Básica de Saúde Dr. Peter Griesinger

Avenida Dr. Benedito Costa Campos, 700, Nova Serra Negra


Unidade de Saúde da Família Dona Joana Maria dos Santos

Rua Nelson Briotto Marchi, s/n, Bairro da Serra



Comentários