//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

    

Frio aquece o turismo


A temperatura caiu e ajudou a elevar o movimento de turistas em Serra Negra no feriado de Páscoa. A capacidade média de ocupação dos hotéis para o período de quinta-feira, 14 de abril, a domingo de Páscoa, 17 de abril, ficou em 80%. De sexta-feira a domingo, a ocupação chegou a atingir 90%. Os dados são da Associação dos Hotéis Bares Restaurantes e Similares (Ashores) de Serra Negra.


Hotéis lotados


Os hotéis estavam lotados e não havia mais vagas em boa parte deles na Sexta-Feira Santa. Embora muitos apartamentos e chalés não tenham atingido a capacidade máxima dos leitos, boa parte dos hotéis e pousadas não tinha mais apartamentos disponíveis na sexta-feira. No comércio, as vendas foram melhores na Sexta Feira Santa. No sábado, apesar do maior movimento e circulação de turistas nas ruas, lojistas informaram que as vendas efetuadas foram de menor valor.


Poder de compra


Comerciantes entrevistados pelo Viva! Serra Negra atribuem o bom movimento em especial à queda da temperatura. “O frio chegou junto com o feriado e isso é essencial para Serra Negra”, comemorou um lojista. Eles avaliam que ainda há muita cautela nas compras por parte dos consumidores. O movimento nos hotéis e comércio se refletiu nos bares e restaurantes. As reservas nos hotéis e pousadas para 21 de abril registradas até agora indicam que a cidade terá bom movimento de turistas também no próximo feriado. A taxa de ocupação mais uma vez deverá ficar entre 80% e 90% da capacidade da rede hoteleira, prevê a Ashores.


Fiscalização no trânsito


O Conselho de Segurança de Serra Negra (Conseg) quer saber da administração municipal quantos agentes de trânsito tem a cidade e se os profissionais atuam aqui. A dúvida dos integrantes do Conseg é se os agentes fiscalizam o trânsito também nos fins de semanas. O vereador Roberto de Almeida, que participou da reunião do Conselho, no dia 13 de abril, informou que deverá solicitar as informações por meio de requerimento da Câmara Municipal ao Executivo.


Equipe desfalcada


A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a administração municipal conta atualmente com apenas dois agentes de trânsito. Até recentemente eram três. Um deles pediu demissão e a contratação de mais um profissional deve ocorrer nas próximas semanas. A assessoria de imprensa informou ainda que os profissionais atuam nos fins de semana.


Sem folgas


O sargento PM Rodrigo Thomé Augusto avalia que a administração municipal tem dificuldade de garantir a fiscalização nos fins de semana se a equipe tiver apenas dois agentes de trânsito. Ele explica que para garantir a fiscalização nos sete dias da semana, os agentes teriam de trabalhar todos os dias sem folga. “Eles não trabalham sozinhos, trabalham em dupla e em regime de 8 horas por dia com folgas no sábado e domingo”, disse. O ideal seriam pelo menos quatro profissionais. 


Entregas por motoboys


A Câmara Municipal deve voltar a discutir o projeto de lei que regulamenta os serviços de entrega realizado por motociclistas. As discussões sobre o tema não avançaram desde o fim do ano passado, quando foi criada uma comissão integrada por representantes da categoria e vereadores para discutir o assunto. Os motoboys rejeitam algumas medidas previstas no projeto de lei, entre as quais o uso de crachá de identificação.


Manobras perigosas


Enquanto a legislação não é aprovada, motociclistas continuam arriscando manobras perigosas nas ruas da cidade. Sem a aprovação do projeto de lei, a Polícia Militar enfrenta dificuldade para aplicar multas aos infratores. Integrantes do Conseg informam que boa parte dos motociclistas que fazem manobras perigosas ostenta a mochila de entrega nas costas e visivelmente são prestadores de serviços de entrega. “A partir do momento em que há uma lei do município regulamentando o serviço de entrega por motoboys, consigo aplicar a Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, afirmou o sargento Augusto.


Imprudência


A cidade não tem registrado um número importante de acidentes de trânsito com motocicletas, informou o sargento. Ele avalia que o principal problema é a imprudência. Há algumas semanas, circularam nas redes sociais da cidade imagens de um motociclista fazendo manobras em frente ao Centro de Exposições Casco de Ouro e com uma plateia aplaudindo na calçada. ”E se o motociclista cai ou atropela alguém que está na calçada?”, questionou o sargento. A expectativa de alguns vereadores é acelerar a tramitação do projeto de lei, que contaria com o apoio também do prefeito Elmir Chedid. Os vereadores garantem que todas as reivindicações da categoria foram atendidas na reformulação do projeto.


Maio Amarelo


Representantes do 4º Batalhão da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Serra Negra vão ministrar palestras sobre prevenção de acidentes de trânsito ao longo do mês de maio. A iniciativa do Conseg faz parte da Campanha Maio Amarelo. O movimento internacional nasceu em 2014 com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.


Calendário de palestras


As palestras da Campanha Maio Amarelo começam no dia 4 de maio, às 10 horas, na Escola Estadual Dr. Jovino da Silveira, para os alunos de 8º e 9º séries e às 15 horas para os alunos do 1º à 3º séries do Ensino Médio. No dia 6 de maio, as palestras serão na Escola Estadual Maria do Carmo de Godoy Ramos, às 9 horas para os alunos do Ensino Fundamental II. Também no dia 6 de maio, às 15 horas, as palestras serão ministradas às 15 horas aos alunos da Escola Estadual Professora Amélia Massaro.


Capelas Rurais


O livro “Capelas Rurais de Serra Negra - História e Fé”, que conta a história de 54 capelas localizadas em sítios e fazendas do município, será lançado dia 20 de abril, quarta-feira, às 20 horas, no Salão de Convenções do Hotel Firenze. A doutora em Ciências Sociais, Maria Inez Massaro, iniciou os trabalhos de pesquisa e levantamento do histórico das capelas em 2016. Aos poucos foi contando com a colaboração de professores, historiadores e pesquisadores da cidade. Todos eles são integrantes do Coletivo Capelas Rurais, coordenado por Maria Inez. Participam da autoria do livro: Ângela Almeida Amoroso, André Couto Canhassi, Benedita Gomes Rosa, Estela Lutero Alves, Fátima Pedrotti Partiti, Nestor Souza Leme e Vania Machado. A edição contou com o apoio da Prefeitura Municipal. O convite para o lançamento  do livro se estende a todos os cidadãos serranos.  


Atrações internacionais


O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra, Carlos Tavares, comentou, em press release da assessoria de imprensa da prefeitura, a classificação obtida pelo município no novo Mapa de Turismo do Brasil. Segundo ele, “como pode ser visto nos números do estudo, Serra Negra está próximo do categoria A, mas é preciso mudar o foco para atingir o público-alvo internacional. Acreditamos que com a construção do fontanário temático e acelerando a divulgação da qualidade do café vai provocar (sic) um interesse maior desses consumidores internacionais. Então, pensamos que logo poderemos atingir possibilidades de chegarmos próximos aos números da média mínima para atingirmos a A. Mas a classificação B já é muito relevante, pois grande parte das cidades turísticas do Brasil não atinge." Para quem não sabe, o "fontanário temático" a que ele se refere é uma cópia da mundialmente famosa Fontana di Trevi, em Roma. Quanto à "qualidade do café", ele pode estar se referindo a várias coisas - o cafezinho do Bar Santos, por exemplo, é ótimo. De todo modo, é difícil acreditar que turistas estrangeiros venham a Serra Negra para olhar uma cópia de um monumento e tomar um cafezinho - por melhor que ele seja.


Ordem do Dia


Dois projetos de lei constam da Ordem do Dia da sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 18 de abril. O primeiro, dos vereadores Beraldo Cattini e Ana Magaldi, obriga as empresas concessionárias ou permissionárias de energia elétrica, de telefone, de internet e afins, a realizar o alinhamento, reparos, manutenção e retirada dos fios inutilizados nos postes; o segundo, também de Beraldo Cattini, institui na cidade a  Campanha Fevereiro Laranja, que seria dedicada a ações educativas de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia. Os dois projetos deverão ser aprovados sem discussão e têm tudo para se somar, se sancionados pelo prefeito, a tantas outras leis que são solenemente ignoradas na cidade.


Melhor idade


O Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra abrirá dia 25 de abril as inscrições para aulas gratuitas para o público de 60 anos ou mais de crochê e tricô, ioga, alongamento, artes plásticas, dança e fanfarra. As inscrições devem ser feitas no Centro de Convivência da Melhor Idade, à Rua José Bonifácio nº 35, Centro, onde também serão dadas as aulas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3892-1753. 




Comentários

  1. Tendo em vista ações que incentivem o turismo e lendo sobre o lançamento do livro, das Capelas Rurais, acredito que seria super interessante um roteiro de visitas pelas capelas rurais...
    Acho que estimula o turismo e ajuda em questões de conservação do patrimônio, o que é super importante...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.