//CULTURA// Espetáculo gratuito no Centro de Convenções destaca a arte afro-brasileira



Serra Negra será palco do maior evento sobre a cultura e arte afro-brasileira da região, no dia 30 de abril, às 19 horas, no Centro de Convenções. A iniciativa de artistas e intelectuais da cidade conta com o apoio do governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac) e da Prefeitura de Serra Negra, que cedeu o espaço.

O espetáculo “Descolonizando a História do Brasil - Onde a Arte Afro-Brasileira Se Conta” reúne apresentações de dança, música e teatro entre outras expressões artísticas e culturais. “O público conseguirá compreender a história do Brasil por meio de uma linguagem lúdica, com música, dança e arte cênica”, afirmou a professora de história Érica Pilom, roteirista do espetáculo.

A montagem dos profissionais serranos sobre a história do Brasil, segundo a arte e a cultura afrodescendente, foi uma das vencedoras do edital do Proac, lançado em julho do ano passado com o tema Cidadania/Cultura Negra/Humana/Hip Hop no Estado de São Paulo. O projeto serrano ficou em 14º lugar e recebeu R$ 50 mil para sua execução. 

“A apresentação artística e cultural para Serra Negra e região foi aprovada com uma boa colocação em um edital muito concorrido em todo o Estado de São Paulo e difícil de ser conquistado”, explica Érica. A proposta foi apresentada pela comunicadora Cintia Marilia Santos Bertini, responsável pelo Kanemo Cineclube.

Erica destaca a importância cultural e econômica da iniciativa para a cidade e para o Circuito das Águas Paulista. “O projeto é importante para uma região com marcas profundas causadas pelo racismo estrutural, marcado pela violência institucionalizada contra a população africana, pela escravidão e ausência de reparação história para romper o ciclo de desigualdade”, salientou.

Além da importância cultural, o projeto envolve trabalhadores de diversos segmentos, proporcionando uma oportunidade de trabalho a artistas de Serra Negra e de outras localidades, como costureiros e artesãos, entre outros profissionais. 

Ficha técnica

Elenco:

Cintia Marilia Santos Bertini, Adilson Martins Goulart, Rui Clécio Ferreira de Oliveira, Pedro Antônio de Lima Junior, Kaique Jesus, Maria das Graças de Jesus Araújo, Michelle Pilom, Euclides Brito de Oliveira Filho, Admilson Honório da Silva, Danilo Cardenas e Fernando Ferro.

Participação especial: 

Nicole Escobar, Karina Boz, Isabela Carvalho

Músicos:

Egimar Alves e Murillo Henrique Pilom Oliveira

Vocal:

Isabela Honório

Coreógrafos: 

Admilson Honório da Silva, Michelle Pilom  e Euclides Brito

Roteirista

Érica Pilom Campos

Supervisora geral: 

Michelle Pilom

Marketing e comunicação: 

Letícia Pietrafeza Daher e Danilo Cardenas

Coordenador artístico: 

Danilo Cardenas

Local: 

Centro de Convenções de Serra Negra

19 horas

Classificação livre

Evento Gratuito

30 de abril de 2022



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.