//ARTE// Curtas de mulheres encerra ciclo de cinema negro neste sábado

Cena de "Filhas de Lavadeira", curta-metragem que será exibido sábado 


O Kanemo Cineclube promove neste sábado, 9 de abril, às 19 horas na Casa de Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, a terceira e última sessão dedicada ao cinema negro, com filmes do festival EGBÉ – Festival de Cinema Negro de Sergipe.

Os dois filmes de curta-metragem que serão exibidos foram realizados por mulheres negras - o documentário "Filhas de Lavadeiras", de Edileuza Penha de Souza, e a ficção "Poder", de Sabrina Rosa.

O curta-metragem de Edileuza Penha de Souza é inspirado na obra da escritora Maria Helena Vargas e conta histórias de como, graças ao trabalho duro de suas mães, mulheres negras puderam seguir seus estudos e trilhar diferentes caminhos.

"Poder" mostra quatro amigas negras vivendo seus dramas cotidianos, que decidem, para relaxar ir a uma cachoeira. A diretora Sabrina Rosa é nascida e criada na comunidade do Vidigal, no Rio. Iniciou sua formação como atriz aos nove anos de idade. De lá para cá vem solidificando sua carreira como roteirista, atriz e diretora. Em 2010 lançou seu primeiro longa-metragem “Vamos Fazer um Brinde”. Foi a segunda mulher negra brasileira a realizar um longa-metragem, depois de Adélia de Sampaio, nos anos 1980.

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari fica na Rua Eliseu Fraco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra. A entrada é franca e a classificação é livre. 



Comentários